Sociedade
Detidos suspeitos que abalroavam motociclistas para os roubar na Marinha Grande
Homens terão praticado crimes violentos em vários concelhos da zona centro
O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Leiria, anunciou hoje a detenção de quatro homens, com idades ««compreendidas entre os 16 e 41 anos, suspeitos de roubos violentos, na Marinha Grande.
Na sequência de duas ocorrências relacionadas com roubos por esticão na via pública, ocorridas na tarde desta terça-feira, dia 9, nas localidades de Amor e Cortes, os militares da Guarda encetaram diligências policiais que permitiram localizar e interceptar um veículo suspeito, com quatro indivíduos no seu interior, refere uma nota de imprensa do Comando Territorial da GNR.
Com recurso a actos violentos, os suspeitos arrancavam às vítimas os seus pertences na via pública ou através do abalroamento de ciclistas e motociclistas, que após a queda eram agredidos e viam subtraídos os pertences que se encontravam visíveis.
Segundo a GNR, foi realizada uma busca ao veículo e uma revista pessoal aos suspeitos, "tendo sido possível recuperar um fio e um anel de ouro, um relógio de pulso, roubados às vítimas, que levou à detenção dos suspeitos".
Da acção resultou ainda a apreensão de um veículo, dois telemóveis e 24,5 euros em numerário.
Os detidos, com antecedentes criminais por roubo por esticão, ofensas à integridade física e tráfico de droga, são suspeitos de estarem envolvidos na prática de roubos ocorridos nos concelhos de Condeixa, Marinha Grande e Caldas da Rainha.
Serão presentes esta quinta-feira ao juiz de instrução no Tribunal Judicial de Leiria, para aplicação das medidas de coacção.
Esta acção contou com o reforço dos militares dos Postos Territoriais do Destacamento Territorial de Leiria e da Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Leiria.
Para prevenir este tipo de crime, a GNR aconselha:
-
Caminhe sempre no sentido contrário do trânsito e transporte o saco ou a mala na mão ou no ombro do lado interior do passeio;
-
Nunca traga os números dos códigos dos cartões de multibanco ou de crédito junto dos mesmos;
-
Quando necessitar de transportar grandes quantias de dinheiro, divida-as pelos diversos bolsos;
-
Quando circular de automóvel, tranque sempre as portas e feche os vidros das janelas. Nunca transporte a mala em cima do banco lateral direito mas sim no chão da viatura;
-
Tenha especial atenção quando estiver parado nos semáforos;
-
Quando alguém em transporte motorizado lhe solicitar alguma informação, não se aproxime demasiado da viatura, fique, pelo menos, à distância do braço.