Viver

Dez anos de Leiria Film Fest: “Há muito sangue, suor e lágrimas (mas muitas de alegria, atenção)”

4 mai 2023 09:57

Quase uma centena de curtas em seis dias, com sessões competitivas, sessões especiais e sessões para escolas e famílias

dez-anos-de-leiria-film-fest-ha-muito-sangue-suor-e-lagrimas-mas-muitas-de-alegria-atencao
"Palma", de Mónica Santos, compete no Leiria Film Fest em 2023
DR

Sábado, 6 de Maio, no museu m|i|mo, acontece o Warm Up, com exibição de filmes vencedores do ano anterior, a partir das 15 horas. E a próxima edição do Leiria Film Fest, a décima, começa já na quarta-feira, 10 de Maio.

O nosso objectivo é continuar a estratégia de programação da génese do festival e colocar Leiria a inspirar e expirar cinema”, refere Bruno Carnide, fundador e director do evento.

Sessões competitivas, sessões especiais, sessões para escolas e famílias, conversas com realizadores, mostra de filmes de Leiria e outra de estudantes do Politécnico de Leiria, uma visita guiada aos espaços não visitáveis do museu m|i|mo, uma oficina de animação para crianças e, pela primeira vez, um espaço lounge no Mercado de Sant'Ana, onde o público poderá confraternizar com meia centena de convidados, entre realizadores, produtores, actores e distribuidores.

"Ice Merchants", de João Gonzalez, compete em duas categorias

Seis dias de curtas-metragens e cinema independente, numa edição que é a maior de sempre, com sessões no Teatro Miguel Franco e no museu m|i|mo.

Com carácter internacional, o certame abrange ficção, animação e documentário e, desde 2021, é qualificador para os Prémios Sophia da Academia de Cinema (os Óscares portugueses).

“Não baixamos os braços”

“Posso garantir que levar a cabo um festival de cinema em Portugal, actualmente, durante tanto tempo, é quase hercúleo. Nestes 10 anos, há muito sangue, suor e lágrimas (mas muitas de alegria, atenção). Ultrapassamos imensos constrangimentos, como a falta de financiamento, o corte, ou a pandemia. Muita coisa aconteceu, mas não baixamos os braços. O festival nasceu do amor pelo cinema e assim permanecerá, pelo tempo que nos deixarem executá-lo (e nós termos forças para isso, também)”, comenta Cátia Biscaia, também fundadora do Leiria Film Fest.

“Há muito caminho, ainda, a percorrer e temos objectivos, ainda mais, ambiciosos. Mas, o que é certo é que as estreias mundiais e nacionais aumentam de ano para ano, o que é um sinal bastante positivo do reconhecimento que nos é dado, tanto a nível nacional, como internacional”, conclui.

"The Red Suitcase", curta nomeada aos Óscares, de Cyrus Neshvad

Segundo Bruno Carnide, há uma perspectiva que se destaca, entre a selecção oficial de 54 curtas que vão a competição, da responsabilidade de três programadores (Bruno Carnide, Tiago Alves e Cátia Biscaia).

“A cada ano sentimos que o universo se une e há temáticas-chave que surgem na escolha final. Este ano, não poderia ser diferente e vimo-nos a braços com uma selecção que discute as relações familiares e questões da parentalidade e maternidade. Obviamente, que há outros temas a serem discutidos, mas há uma forte componente desta temática, este ano”, afirma.

Meia centena de convidados

Presencialmente, receberemos cerca de 50 convidados nacionais e internacionais, que estarão a apresentar os seus filmes nas respectivas sessões competitivas, culminando numa festa de comemoração dos 10 anos do festival que decorrerá na Stereogun sexta e sábado”, acrescenta Cátia Biscaia.

Na décima edição, o Leiria Film Fest inclui nove sessões para escolas.

“Enquanto associação cultural promotora do cinema sentimos o dever de criar e educar públicos para as artes e, em conjunto com a vereadora da Cultura, Anabela Graça e a coordenação de Sofia Carreira, directora do m|i|mo, facilmente, chegamos à fala com as escolas do concelho, conseguindo seis sessões para público infantil dos três aos nove anos e três sessões para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos”, informa a nota de divulgação.

Em paralelo, o festival oferece duas sessões infantis para famílias. No sábado, e pela primeira vez, decorre a competição de filmes para crianças no Teatro Miguel Franco, onde serão elas as juradas do vencedor. No domingo, uma sessão Cinanima, já habitual na programação em edições anteriores.

Estreias nacionais e mundiais

Entre 10 e 15 de Maio, o Leiria Film Fest vai exibir 89 curtas-metragens, com sessões no Teatro Miguel Franco e no museu m|i|mo.

Estão anunciadas 24 estreias nacionais, oito das quais, mundiais.

Além de retrospectivas dedicadas a Gonçalo Almeida e David Boneville, que estarão presentes em Leiria, está prevista uma sessão especial com o filme By Flávio e conversa com o realizador Pedro Cabeleira.

Entre os autores de filmes nacionais que entram na selecção oficial, encontram-se nomes como Mónica Santos, Laura Gonçalves, Bruno Simões e o nomeado para Óscar João Gonzalez.

"Farfalle", do italiano Marco Pattarozzi

Do estrangeiro, numa lista com 16 filmes de 13 países, sobressai Cyrus Neshvad, realizador de The Red Suitcase, curta também nomeada para os Óscares.

Os jurados do Leiria Film Fest em 2023 são Álvaro Romão, Ana Vilaça, David Bonneville, Gonçalo Almeida, Miguel Rico, Paulo Peralta e Rita Capucho, que vão escolher a melhor curta-metragem do festival, a melhor curta-metragem de ficção nacional, a melhor curta-metragem de ficção internacional, a melhor curta-metragem de animação nacional, a melhor curta-metragem de animação internacional, a melhor curta-metragem documental nacional e a melhor curta-metragem documental internacional.

10.º LEIRIA FILM FEST
PROGRAMA OFICIAL
 
10 MAIO
TEATRO MIGUEL FRANCO

09h30 Filmes para Crianças – Sessão para Escolas (3-9 anos)
11h00 Filmes para Crianças – Sessão para Escolas (3-9 anos)
14h00 Filmes para Crianças – Sessão para Escolas (10-14 anos)
18h00 Retrospectiva de Gonçalo Almeida – Sessão de Abertura
21h00 Competição de Curtas-metragens #1
22h30 Competição de Curtas-metragens #2
 
11 MAIO
TEATRO MIGUEL FRANCO

09h30 Filmes para Crianças – Sessão para Escolas (3-9 anos)
11h00 Filmes para Crianças – Sessão para Escolas (3-9 anos)
14h00 Filmes para Crianças – Sessão para Escolas (10-14 anos)
18h00 Competição de Curtas-metragens #3
21h00 Competição de Curtas-metragens #4
22h30 Competição de Curtas-metragens #5
 
12 MAIO
TEATRO MIGUEL FRANCO

09h30 Filmes para Crianças – Sessão para Escolas (3-9 anos)
11h00 Filmes para Crianças – Sessão para Escolas (3-9 anos)
14h00 Filmes para Crianças – Sessão para Escolas (10-14 anos)
18h00 Competição de Curtas-metragens #6
21h00 Competição de Curtas-metragens #7
22h30 Competição de Curtas-metragens #8
 
13 MAIO
TEATRO MIGUEL FRANCO
 
11h00 Competição de Filmes para Crianças (3-9 anos)
15h00 Filmes de Estudantes do Politécnico de Leiria
16h30 Curta-metragem “By Flávio” – Conversa com Pedro Cabeleira e Equipa
17h30 Retrospectiva David Bonneville – Especial Cinemax RTP

MERCADO SANT’ANA (LOUNGE)
19h00 Leitura de Palmarés

STEREOGUN
00h00 Festa de Comemoração de 10 anos de Festival

14 MAIO
MUSEU DA IMAGEM EM MOVIMENTO (M|I|MO)
11h00 Oficina de Animação para Crianças (Inscrição Prévia)
15h00 Filmes para Crianças (3-9 anos) – Sessão para Famílias
16h00 Visita aos Espaços não Visitáveis do m|i|mo (Inscrição Prévia)

TEATRO MIGUEL FRANCO
17h00 Mostra de Filmes de Leiria #1
18h00 Mostra de Filmes de Leiria #2

15 Maio
TEATRO MIGUEL FRANCO
21h30 Sessão de Filmes Vencedores