Sociedade
DGS recomenda duas a três horas por dia em ambiente fresco ou com ar condicionado
Exposição ao sol deve ser evitada e deve permanecer duas ou três horas em ambientes frescos
A Direcção-geral da Saúde (DGS) alertou hoje a população para a previsão de subida considerável das temperaturas, aconselhando a evitar a exposição ao sol e a permanecer duas ou três horas em ambientes frescos ou com ar condicionado.
Com previsões de temperaturas máximas de 31 a 42 graus para hoje e terça-feira, a autoridade de saúde recorda ainda que também as noites se preveem tropicais, com temperaturas mínimas superiores a 20 graus.
Assim, a DGS recomenda à população, sobretudo idosos, crianças e doentes crónicos, que se proteja do calor e que esteja atenta às previsões da meteorologia.
Beber água, mesmo quando não se sente sede, usar roupas leves e largas, evitar mudanças bruscas de temperatura e tentar que a habitação não aqueça demasiado estão entre as advertências da DGS.
Recomenda ainda que seja evitada a exposição solar entre as 11 e as 17 horas e a permanência num ambiente fresco ou com ar condicionado por duas a três horas por dia.
Pensando sobretudo nos mais idosos, a DGS apela ainda a que se mantenham os contactos com os familiares e amigos dos que vivem mais isolados.
Jornal de Leiria/Agência Lusa