Sociedade

Dia da Defesa Nacional coloca 138 jovens em isolamento

26 jun 2021 15:56

Pelo menos um dos jovens que esteve presente no Dia da Defesa Nacional na Base Aérea, de Monte Real, está infectado com SARS-CoV-2. Autoridade de saúde colocou participantes em quarentena

dia-da-defesa-nacional-coloca-138-jovens-em-isolamento
Dia da Defesa Nacional foi instituído como dever e acto de cidadania, em 2004
Ricardo Graça/Arquivo

A participação no Dia da Defesa Nacional (DDN) dificilmente será esquecida pelos 138 jovens que estiveram presentes no dia 15 de Junho, na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, em Leiria. Um dos jovens, residente em Peniche, acusou positivo à SARS-CoV-2 e a autoridade de saúde, por precaução, determinou que todos os participantes cumprissem um período de isolamento profiláctico.

Um especialista ouvido pelo JORNAL DE LEIRIA defende que deviam ser feitos testes aos participantes, mas o Ministério da Defesa não considera essencial este tipo de procedimento. “Dadas as medidas implementadas, e uma vez que não existe nenhum foco de contágio associado às actividades do DDN, não está para já prevista a realização de testes aos participantes”, refere a tutela em resposta ao JORNAL DE LEIRIA.

Filipe Froes, epidemiologista, defende a obrigatoriedade de realização de teste PCR nas 72 horas anteriores ou um teste rápido de detecção do SARS-CoV-2 nas 48 horas anteriores ao evento ou a apresentação do certificado digital de vacinação. Confrontado com o facto dos jovens de 18 anos ainda não terem luz verde para serem inoculados, o especialista recorda os alertas da Ordem dos Médicos, que tem defendido que a vacinação deve ser indiscriminada a maiores de 18 anos. “É preciso vacinar o maior número de pessoas no menor curto espaço de tempo e de todas as idades.Nesta fase da pandemia o objectivo é: vacinar, testar e rastrear”, recomenda.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ