Viver

Dia da Espiga dá mote ao concurso de poesia da Biblioteca de Instrução Popular

1 set 2020 12:21

Instituição marca cultura de Vieira de Leiria há mais de 80 anos

dia-da-espiga-da-mote-ao-concurso-de-poesia-da-biblioteca-de-instrucao-popular
BIP avança com concurso anual de poesia
Ricardo Graça

A Biblioteca de Instrução Popular (BIP), associação que tem vindo a marcar o panorama cultural da freguesia de Vieira de Leiria há mais de 80 anos, está a promover o seu concurso de poesia, iniciativa anual que já se tornou uma referência a nível local.

Este ano, anuncia a BIP, a iniciativa conta com um tema que diz muito não apenas à população de Vieira de Leiria, mas a todos os que habitam o concelho da Marinha Grande: o Dia da Espiga.

Segundo a organização, o concurso está dividido em três escalões etários (8/12 anos; 13/17 e mais de 18) e os poemas devem ser entregues na BIP, por correio ou em mão, até 15 de Outubro.

Os poemas – e de acordo com o regulamento que pode ser consultado na página de Facebook da Biblioteca de Instrução Popular (https://www.facebook.com/bip.bip.505) – podem ter qualquer estrutura formal (quadra, redondilha maior/menos, soneto ou outro) e devem ser entregues com indicação de pseudónimo e idade do autor.

Os três poemas distinguidos serão conhecidos em 31 de Outubro, data em que terá lugar uma sessão de entrega de prémios, respeitando as normas impostas pela Direcção-Geral da Saúde.

Entretanto, e depois de ter as suas actividades praticamente paradas desde Março, devido à pandemia de Covid-19, a BIP está a retomar paulatinamente a sua acção, com as aulas de pintura a serem as primeiras a retornarem ao edifício da Rua Pires de Campos, já nesta primeira semana de Setembro, respeitando todas as normas de segurança sanitária impostas pelas autoridades de saúde, informa a associação.

A BIP, associação sem fins lucrativos, fundada a 1 de Dezembro de 1932, tem vindo a desempenhar um importante papel na divulgação do livro e da leitura, bem como na promoção de actividades de cariz cultural e recreativo.

"Inicialmente, esta agremiação centrou os seus objectivos na luta contra o analfabetismo na freguesia de Vieira de Leiria, tendo sido uma das primeiras bibliotecas privadas do País. Sendo uma associação privada, nunca esteve de costas voltadas para a comunidade onde se insere, servindo toda a população de Vieira de Leiria, o Município e a comunidade portuguesa emigrante", salienta a BIP.

"O rancho folclórico Peixeiras da Vieira – integrado na BIP - conhecido nacional e internacionalmente, é uma das valências desta casa da cultura, estabelecendo um elo entre todos os que gostam de folclore e cultivam e partilham interesses etnográficos", acrescenta a associação, que pretende ser "um ponto de encontro habitual das várias gerações".