Sociedade

Direcção-Geral tranquiliza sobre dragagens no Porto da Nazaré

5 jan 2024 10:00

Esclarecimento surge na sequência das preocupações manifestadas pelo presidente de câmara

direccao-geral-tranquiliza-sobre-dragagens-no-porto-da-nazare
Porto da Nazaré
CMN

Após o presidente da Câmara da Nazaré ter mostrado preocupação com as dragagens no porto, a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) esclarece que “procedeu à operação de dragagem de manutenção no porto de pesca da Nazaré no âmbito da execução do Plano Plurianual de Dragagens dos Portos de Pesca do Centro para o triénio 2022-24 com uma dotação de quatro milhões de euros”.

Operação que “assegura as dragagens de manutenção nos portos da Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche e Ericeira, tendo dragado 70 mil metros cúbicos de sedimentos limpos, não contaminados, que foram imersos no local previsto no plano de ordenamento do espaço marítimo nacional”.

Na Nazaré, os detritos recolhidos “foram depositados no local do porto, indicado pela Docapesca, a fim de serem conduzidos por esta entidade para local apropriado”.

Frisa que os detritos recolhidos “não foram e nunca serão reemersos em zonas marinhas, mas conduzidos aos apropriados locais de recepção, conforme a sua natureza”.