Sociedade

Director da Insignare faleceu esta madrugada

2 out 2017 00:00

Francisco Vieira, “um Homem único, um visionário, um empreendedor”

director-da-insignare-faleceu-esta-madrugada-7251

Francisco Vieira, director da Insignare, faleceu esta madrugada, vítima de doença.

Através da página de facebook, a Direcção da Insignare comunica a notícia com “profundo pesar” e frisa que a instituição, o concelho de Ourém, a região, e principalmente a sua família “perderam um Homem único, um visionário, um empreendedor, uma pessoa capaz de levar por diante todas as tarefas a que se propunha”. Assim, escreve a Direcção, “resta-nos agora respeitar o luto da família e honrar a sua memória”.

Natural de Fátima, Francisco Vieira costumava dizer que nasceu “atrás de um balcão”. Sobrinho-neto da irmã Lúcia, era oriundo de uma família que, pouco depois das Aparições, se estabeleceu na Cova da Ira na actividade comercial.

Em criança, repartia os estudos com os jogos de futebol na rua, ao mesmo tempo que tomava conta da loja da família. “Havia dias sem qualquer cliente. Passávamos o tempo a jogar à bola. Às vezes, corria mal, porque, quando o jogo animava, não nos apercebíamos da entrada dos clientes”, contava Francisco Vieira numa entrevista concedida ao JORNAL DE LEIRIA em 2015.

Licenciado em História e com uma pós -graduação em Administração Educacional, esteve na fundação da Escola Profissional de Ourém (EPO) e da Associação Nacional das Escolas Profissionais.

Foi presidente da Região de Turismo de Leiria-Fátima e do Instituto Nacional de Formação Turística e director da Escola Profissional da Nazaré. Foi ainda presidente da direcção da Associação Empresarial Ourém-Fátima.

Actualmente, era director executivo da Insignare.