Desporto

Disc Golf chegou a Leiria com Campeonato Nacional. Sabe o que é?

28 fev 2018 00:00

A Mata dos Marrazes recebeu um desporto inovador, originário da América do Norte e ainda invulgar em Portugal.

disc-golf-chegou-a-leiria-com-campeonato-nacional-sabe-o-que-e-8214

 O Campeonato Nacional de Disc Golf realizou-se este domingo, na Mata dos Marrazes, em Leiria. Foi a primeira vez que a região acolheu a modalidade, que apurou os representantes portugueses para o Campeonato da Europa, em Agosto, na Croácia.

Como o nome indica, tem muitas semelhanças com o golfe, mas diferencia-se por se jogar com um disco voador, com objectivo de alcançar um cesto.

Disputado com cestos amovíveis, sem impacto para o ecossistema e com preocupações de preservação ambiental, contou com a participação de uma dúzia de jogadores.

Praticado por milhares de jogadores, o disc golf é um desporto bastante popular em todo o mundo e diferencia-se do golfe por se jogar com um disco voador. O objectivo consiste em completar um percurso, no menor número de lançamentos, até alcançar um cesto.

Entre os atletas da região, destacaram-se Joana Cordeiro, vencedora do título feminino, António Nunes e André Querido, que se sagraram campeões de masters e juniores, respectivamente. Rui Pires alcançou o título masculino e garantiu, juntamente com Bruno Gravato, a oportunidade de representar Portugal no Europeu da modalidade, em Agosto, na Croácia.

A competição partiu da iniciativa do clube de frisbee Leiria Flying Objects (LFO), que organizou o evento em parceria com a Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco, com apoio da União de Freguesias de Marrazes e Barosa e do Município de Leiria.