Sociedade

Distrito de Leiria é campeão nos condenados por posse de cocaína

3 jan 2020 00:30

Relatório do SICAD evidencia que Leiria tem a maior percentagem de condenados por posse de cocaína.

distrito-de-leiria-e-campeao-nos-condenados-por-posse-de-cocaina
O consumo de cocaína estará a aumentar
Ricardo Graça

O distrito de Leiria tem a mais alta p ercentagem de condenados por posse de cocaína. Os dados constam dos relatórios da Coordenação Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependênc ias e do Uso Nocivo do Álcool é fruto do trabalho do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Ad itivo s e nas Dependências (SICAD), no âmbito da execução do Plano Acção para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências.

De acordo com a informação relativa aos processos de contra-ordenações por consumo de droga, Leiria registou 436 acusações em 2018, o que representa 4,2% do total do País e uma diminuição de 27,6% face a 2017.

Em 2018, 73% das condenações ao abrigo da Lei da Droga estavam relacionadas com a posse de uma só droga: 59% cannabis, 9% cocaína, 4% heroína e 1% várias outras drogas.

Mas, o distrito de Leiria apresenta a percentagem de condenações por cocaína mais elevada do País: 33%. Pelo segundo ano consecutivo e contrariamente aos anos anteriores, predominou, nas decisões punitivas, a aplicação de sanções p

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.