Sociedade

Distrito de Leiria em alerta laranja até às 18 horas

1 jan 2023 14:30

Chuva intensa faz elevar o nível de alerta determinado pelo IPMA para o distrito de Leiria

distrito-de-leiria-em-alerta-laranja-ate-as-18-horas
Os distritos de Leiria e de Coimbra subiram, hoje, do aviso amarelo ao laranja
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Sob aviso laranja, o segundo mais grave, até às 18 horas.

Os distritos de Leiria e de Coimbra subiram, hoje, do aviso amarelo ao laranja, uma indicação a manter-se até às 18 horas devido a precipitação intensa, divulgou o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Aveiro e Braga vão passar do aviso vermelho para amarelo às 15 horas de hoje, com previsões de melhoria das condições ligadas à chuva, anunciou o IPMA.

Numa actualização cerca das 12:30 horas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera avançou que alguns distritos do Norte até aqui muito fustigados por chuva persistente e fenómenos extremos de vento vão assistir a uma acalmia ao longo da tarde.

Descrito esta manhã por fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) como “o mais castigado” do Norte do país, o distrito de Viana do Castelo mantém o aviso vermelho por precipitação até às 15 horas, passando a amarelo nesse horário e até às 18 horas.

Em igual situação, no que se refere a perspectivas relacionadas com forte precipitação, estão os distritos do Porto, Vila Real, Aveiro e Braga, que passam do aviso vermelho a amarelo às 15:00.

Sob aviso laranja, o segundo mais grave, mantém-se o distrito de Viseu, entre as 12 e as 18 horas, enquanto os distritos de Leiria e de Coimbra subiram, hoje, do aviso amarelo ao laranja, uma indicação a manter-se até às 18 horas devido a precipitação intensa.

Já os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre mantêm os avisos amarelo, o menos grave, durante alguns períodos do dia de hoje.

No sábado, a ANEPC colocou sob alerta vermelho, a partir das 00:00 de domingo, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga e Aveiro.

A ANEPC tem quatro estados de alerta especial (azul, amarelo, laranja e vermelho), que determinam o reforço da monitorização e incremento do grau de prontidão do dispositivo.

A Protecção Civil alertou ainda para a possibilidade de cheias em meio urbano em especial no Norte e Centro do país, recomendando a redução de deslocações.