Sociedade

Distrito de Leiria em aviso vermelho devido à agitação marítima

22 fev 2024 09:22

O IPMA alerta para "ondas de noroeste com sete a oito metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima"

distrito-de-leiria-em-aviso-vermelho-devido-a-agitacao-maritima
Distrito está sob aviso vermelho entre sexta-feira e sábado
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para vermelho o aviso meteorológico no distrito de Leiria devido à previsão de agitação marítima forte, entre sexta-feira e sábado.

De acordo com o IPMA, o distrito está a partir das 18 horas de hoje em aviso amarelo, que passa para laranja à meia-noite, até às 21 horas de amanhã.

O aviso vermelho surge entre as 21 horas de sexta-feira e as 18 horas de sábado.

O Instituto alerta para as “ondas de noroeste com sete a oito metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima”.

Estão previsstos, pelo menos até ao fim-de-semana, períodos de chuva, que pode ser forte, descida das temperaturas, agitação marítima e vento forte devido à passagem de uma superfície frontal fria.

Esta mudança do estado do tempo “está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias”, adianta o IPMA.

O Instituto diz que um dos núcleos desta região depressionária, é a depressão Louis, nomeada na quarta-feira pela Meteo France (Serviço Meteorológico Francês).

Conforme a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional, a barra marítima de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, vai estar fechada à navegação devido ao estado do mar.