Saúde

Distrito de Leiria em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta

14 jun 2021 10:22

IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças

distrito-de-leiria-em-risco-muito-elevado-de-exposicao-a-radiacao-ultravioleta
Se pretende estar ao ar livre, lembra-se que há cuidados que tem de ter
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O distrito de Leiria e os de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro, a ainda o arquipélago dos Açores e a ilha de Porto Santo apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo um aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda os distritos de Braga, Viseu e Lisboa e a ilha da Madeira em risco elevado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.