Abertura

Distrito de Leiria perdeu 2,6% da população na última década

5 ago 2021 12:30

Apenas os concelhos de Leiria, Marinha Grande e Óbidos registaram aumentos.

distrito-de-leiria-perdeu-26percent-da-populacao-na-ultima-decada
Leiria foi uma das seis capitais de distrito que registaram aumentos populacionais
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Nos últimos dez anos, o distrito de Leiria perdeu 2,6% da sua população, o que em números absolutos se traduz em menos 12.243 habitantes. Tem agora 458.670 residentes, segundo revelam os resultados preliminares dos Censos 2021, divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Apenas os concelhos de Leiria, Óbidos e Marinha Grande escaparam à descida, registando ligeiras subidas (1,4% nos primeiros dois casos e de 0,9% no terceiro).

Todos os outros perderam residentes com destaque para Castanheira de Pera que, em termos percentuais, teve o maior decréscimo (-17%), passado de 3.191 para 2.647 habitantes. Na lista dos concelhos que mais residentes perderam no distrito, a nível percentual, seguem-se Alvaiázere (-14,5%), Figueiró dos Vinhos (-14,2%) e Pedrógão Grande (-13,4%).

Em termos absolutos, Pombal é o concelho do distrito que sofreu a maior redução de população. Em dez anos, este município, que faz fronteira com o mar, perdeu 4.067 habitantes, ou seja, um terço da quebra registada em todo o distrito, com a totalidade das freguesias, incluindo a da sede de concelho, a ver o número de residentes a decrescer.

 

Descida em 23 das 110 freguesias

Os dados do INE indicam que das 110 freguesias do distrito, apenas 23 registaram aumento de popul

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ