Sociedade

Distrito de Leiria sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima

17 set 2023 09:15

Aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estende-se até ao final do dia e início de noite

distrito-de-leiria-sob-aviso-amarelo-devido-a-previsao-de-chuva-vento-e-agitacao-maritima
A previsão do IPMA é de “períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada”
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O distrito de Leiria é um dos 10 distritos do Norte e Centro do País que estão hoje sob aviso amarelo do IPMA devido à previsão de chuva, mas também de vento e agitação marítima, que obrigou ao encerramento e condicionamento de algumas barras.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pela Lusa, os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Santarém estão sob aviso amarelo devido à previsão de “períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada”, até ao final do dia e início da noite.

Além da previsão de chuva, os distritos do litoral, até Leiria, têm o mesmo alerta do IPMA para a previsão de vento forte, com rajadas que podem ir até aos 80 quilómetros por hora, e de agitação marítima, com ondas que podem chegar aos 4,5 metros.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, devido ao estado do mar, hoje encontram-se fechadas a toda a navegação, as barras de Vila Praia de Âncora e do Portinho da Ericeira, enquanto outras cinco (Figueira da Foz, Aveiro, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Esposende) estão condicionadas.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.