Sociedade

Distrito de Leiria sob aviso de alerta laranja, devido a chuva forte e trovoada

3 set 2023 12:16

Primeiras chuvas são propícias à ocorrência de inundações urbanas e transbordo do leito de rios, alertam autoridades

distrito-de-leiria-sob-aviso-de-alerta-laranja-devido-a-chuva-forte-e-trovoada
Alerta estará em vigor até às 21 horas de hoje
DR
Redacção/Agência Lusa

Leiria está hoje entre os sete distritos de Portugal continental sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, devido à previsão de chuva forte, granizo e trovoada, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pela Lusa.

O aviso laranja para Santarém, Setúbal, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre vigora entre as 9 e as 21 horas de hoje, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, e ocasionalmente de granizo, acompanhados de rajadas fortes, além de trovoada, frequente e dispersa, refere o IPMA.

Recorde-se que a Protecção Civil apelou ontem à população para que tome medidas preventivas face à mudança do estado do tempo, do interior para o litoral, com previsão de precipitação, por vezes forte, acompanhada de granizo, trovoada e rajadas.

E, em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANPC) recordou que os episódios típicos das estações de transição, com as primeiras chuvas, são propícios à “ocorrência de inundações urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”.

Além disso, segundo a autoridade, é possível a “ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”, além de deslizamentos e derrocadas “motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo”.

A Protecção Civil recordou que estes possíveis efeitos podem ser minimizados, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados, pelo que recomenda, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, a adopção das principais medidas preventivas.

Também deve evitar-se a circulação e permanência junto da orla costeira e zonas ribeirinhas “historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros”, refere.

A autoridade apelou também para que não sejam praticadas actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximo da orla marítima.

A Protecção Civil apelou ainda à adopção de uma condução defensiva, com redução de velocidade e ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.