Sociedade

Distrito de Leiria sob aviso laranja. Agitação marítima podem chegar a ondas de 12 metros

8 dez 2021 10:14

Leiria é hoje um dos sete distritos com o segundo alerta mais grave numa escala de quatro de avisos meteorológicos

distrito-de-leiria-sob-aviso-laranja-agitacao-maritima-podem-chegar-a-ondas-de-12-metros
Prevista agitação marítima em vários pontos do País
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Leiria é um dos sete distritos do continente que estão hoje sob aviso laranja, devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 12 metros de altura, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pela Lusa.

"Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo estão até às 9 horas de quinta-feira sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro de avisos meteorológicos, o que representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, devido à previsão de ondas de noroeste "com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir 12 metros de altura máxima", informa o instituto.

O IPMA colocou também os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Setúbal e Vila Real, no continente, sob aviso amarelo devido à agitação marítima forte e à queda de neve, e também no arquipélago da Madeira a Costa Norte e Porto Santo.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas actividades. Desta vez, Portugal continental esta a ser afectado pelos efeitos colaterais da passagem da depressão Barra, segundo o IPMA.

"Embora a depressão não tenha impactos directos sobre o continente, a superfície frontal fria que a ela está associada irá aproximar-se a partir de hoje e atravessar todo o território até ao fim da manhã de quarta-feira", segundo a meteorologista do IPMA Maria João Frada.

“A depressão Barra é uma depressão muito pouco cavada, é uma depressão alta no seu centro que está no Atlântico Norte bem a noroeste dos Açores e vai deslocar-se de leste para nordeste em direção às ilhas britânicas. Ela não influencia directamente o estado do tempo em Portugal continental, mas há alguns efeitos colaterais”, explicou.