Sociedade

Distrito sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima

20 out 2022 10:50

Efeitos da depressão Armand colocam distritos da costa portuguesa em aviso amarelo devido à agitação marítima.

distrito-sob-aviso-amarelo-devido-a-previsao-de-agitacao-maritima
Autoridades desaconselham a passagem junto ao mar
Ricardo Graça

Leiria está entre os dez distritos do País colocados sov aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima. De acordo com o aviso emitido pelo Instituto Português da Mar e da Atmosfera, nas próximas horas são esperadas ondas de "oeste/sudoeste com quatro a cinco metros" de altura.

O avisto do IPMA vigora até às 3:00 horas de sexta-feira e abrange todos os distritos da costa portuguesa: Leiria, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra,Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. Também a costa Norte da Madeira e a ilha do Porto Santo estão igualmente sob aviso amarelo devido à agitação marítima.

Portugal continental está a ser afectado, desde quarta-feira e até sexta-feira, pelos efeitos da depressão Armand, com vento, chuva por vezes forte e persistente e agitação marítima.

O IPMA emitiu também avisos amarelos por causa da chuva e vento forte em alguns distritos do País, onde não se inclui Leiria.

Segundo um comunicado do IPMA, os efeitos da depressão vão ser sentidos pelo menos até sexta-feira, com vento por vezes forte, transportando uma massa de ar tropical muito húmida.