Sociedade

Distrito tem 13 projectos na corrida a prémio na área da reciclagem

22 nov 2022 10:00

Dar visibilidade às boas práticas na área da reciclagem de embalagens e da economia circular é um dos objectivos do prémio "Junta-te ao Gervásio", promovido pela Sociedade Ponto Verde.

distrito-tem-13-projectos-na-corrida-a-premio-na-area-da-reciclagem
Vencedores do concurso serão conhecidos em Janeiro
DR

Distribuir sacos reutilizáveis e material informativo junto de feirantes para garantir recintos limpos ou criar um copo reutilizável “Eco-Fest” para ser disponibilizado em festas populares e outros eventos, são dois dos 13 projectos do distrito candidatos ao prémio na área da reciclagem promovido pela Sociedade Ponto Verde com o nome Junta-te ao Gervásio.

Entre as propostas apresentadas por entidades do distrito há um projecto para recolher, separar e reaproveitar lixo marinho apanhado em limpezas de praia.

Este prémio visa distinguir "o que de melhor se faz dentro das comunidades locais" e dar visibilidade às boas práticas na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, explica uma nota de imprensa da Sociedade Ponto Verde.

A nível nacional, foram apresentadas 173 candidaturas, 60 das quais integram a categoria “Cidadania Social” (pessoas singulares), 58 a categoria “Juntas de Freguesia” e 55 a categoria “Entidades de Proximidade” (associações e organizações).

Terminado este período de candidaturas, inicia-se agora a fase de avaliação de todos os projectos pelo ISCTE Executive Education que, enquanto Knowledge Partner do Prémio, vai seleccionar os 15 finalistas.

O carácter inovador do projecto, o seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local, e o facto de incentivar a prática da reciclagem de embalagens são alguns dos critérios considerados para a atribuição dos prémios, explica a Sociedade Ponto Verde.

Os vencedores serão anunciados numa cerimónia, que vai acontecer em Lisboa, no final de Janeiro do próximo ano.