Sociedade
Distrito tem 37 freguesias galardoadas com o prémio Eco-Freguesias XXI
Leiria foi o distrito com maior número de autarquias premiadas

O distrito teve 37 freguesias galardoadas com o prémio Eco-Freguesias XXI, tendo sido a região com o maior número de autarquias candidatas e premiadas. A entrega dos prémios decorreu, na segunda-feira, dia 7, no Cine-Teatro de Torres Vedras, e contemplou a entrega de medalhas de ouro, prata ou bronze, divididas por escalões consoante o número de eleitores.
Atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), o galardão Eco-Freguesias visa divulgar e distinguir as autarquias com as melhores práticas de sustentabilidade e “incrementar o desenvolvimento sustentável à escala local procurando envolver os cidadãos em geral, e os dirigentes das juntas de freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada”.
Do concelho de Leiria, a União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista e a União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira venceram a medalha de ouro. As freguesias de Amor, Arrabal e a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes alcançaram a prata, e Regueira de Pontes, a União de Freguesias de Monte Real e Carvide e a União de Freguesias de Marrazes e Barosa conseguiram a medalha de bronze.
No concelho de Pombal, as freguesias de Vermoil, Carriço, Almagreira, Louriçal e Pelariga receberam a medalha de ouro, enquanto Meirinhas, Carnide, Redinha, Vila Cã e a União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca atingiram a prata. Já as freguesias de Pombal, Abiul e a União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze chegaram ao bronze.