Sociedade

Do ouro nas Olimpíadas da Matemática a investigadora e docente na Califórnia

16 nov 2019 12:00

Natural de Leiria, Eloísa Grifo está nos EUA desde 2013.

do-ouro-nas-olimpiadas-da-matematica-a-investigadora-e-docente-na-california
Maria Anabela Silva

Há 11 anos, Eloísa Grifo, então aluna do 12.º ano na Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, foi notícia pela conquista de uma medalha de ouro nas Olimpíadas Portuguesas da Matemática, depois de no ano anterior (2007) ter ficado em primeiro lugar no Campeonato Nacional da Língua Portuguesa. Volvida mais de uma década, a jovem matemática, de 30 anos, encontra-se na Universidade da Califórnia, onde é professora e investigadora no Departamento de Matemática.

Licenciada em Matemática Aplicada e de Computação, pelo Instituto Superior Técnico, onde fez também o mestrado, Eloísa Grifo mudou-se para os EUA em 2013, para fazer o doutoramento na Universidade da Virgínia. Depois de se doutorar, conseguiu um lugar na Universidade do Michigan, para uma “posição temporária” como professora assistente. Em Maio deste ano candidatou-se a um lugar de docente na Universidade da Califórnia - “e a muitos outros pelo país” -, acabando por ser convidada a ficar.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ