Economia

Docapesca lança concurso para requalificação do edifício da Lota no Porto da Nazaré

7 abr 2021 10:46

A empreitada foi lançada pelo preço-base de 312 mil euros

docapesca-lanca-concurso-para-requalificacao-do-edificio-da-lota-no-porto-da-nazare
Estão previstas intervenções na primeira venda de pescado, nas áreas reservadas ao público e aos trabalhadores, bem como nas instalações de conservação de pescado
Ricardo Graça

O edifício da Lota, no Porto de Pesca da Nazaré, vai ser requalificado, num investimento superior a 312 mil euros, para melhorar as condições de segurança dos profissionais, anunciou hoje a Docapesca.

De acordo com notícia avançada pela Lusa, a empresa responsável pela exploração do Porto e Lota da Nazaré divulgou ontem ter lançado o concurso público para a requalificação do edifício da Lota do Porto de Pesca da Nazaré, face à “necessidade de se proceder a um conjunto de trabalhos”.

O edifício foi concebido para responder às exigências e regulamentos em vigor para manipulação, conservação e primeira venda de pescado, mas, refere a Docapesca, “a regulamentação sofreu alterações, as exigências técnicas e funcionais evoluíram e os materiais sofreram uma natural degradação”.

Factores que, segundo a empresa do sector empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, “justificaram intervenções necessárias ao longo do tempo" e que levam também, agora, à realização dos trabalhos sujeitos a concurso.

A empreitada foi lançada pelo preço-base de 312 mil euros e prevê um conjunto de intervenções nas principais zonas da lota, nomeadamente na primeira venda de pescado, nas áreas reservadas ao público e aos trabalhadores, bem como nas instalações e equipamentos de higienização e de conservação de pescado.

A par com as intervenções recomendadas, “existe a intenção de manter o máximo possível as preexistências, respeitando a concepção arquitectónica e constructiva original e, ao mesmo tempo, introduzir o factor valorização, entendido tanto numa perspectiva ambiental e social, quanto económica”, faz saber ainda a empresa, citada pela Lusa.

O projecto enquadra-se no âmbito do melhoramento das características físicas, de higiene, segurança e ambientais, a introduzir nas instalações da lota.

A Docapesca, responsável por uma rede de 23 lotas e 36 postos de venda, “tem como missão realizar intervenções desta tipologia sempre que se justifica”, sublinha a empresa, estabelecendo como prioridade o cumprimento das “normas de segurança e ambientais durante a renovação e a optimização” das respectivas infra-estruturas.

A empresa está sedeada em Lisboa e conta com cinco delegações no território continental: Norte e Matosinhos, Centro Norte, Centro, Centro Sul e Algarve.