Sociedade

Docentes do ensino superior criam nova associação

8 jun 2016 00:00

Ricardo Vieira, professor na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, foi eleito para vice-presidente da associação, cujo objectivo é a “busca da qualidade no ensino superior”.

docentes-do-ensino-superior-criam-nova-associacao-4291

Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Ricardo Vieira ocupa o cargo de vice-presidente da Direcção da recém-criada Associação para a Promoção da  Qualidade no Ensino Superior (APQES).  

A nova organização nasceu do debate sobre as “fragilidades do ensino superior em Portugal e, particularmente, sobre a discriminação de que sofre o ensino superior politécnico relativamente ao subsistema universitário”, explica uma nota informativa, segundo a qual, essa análise tem vindo a ser feita há cerca de um ano por professores coordenadores principais (categoria mais elevada no subsistema do ensino politécnico) e alguns docentes agregados de todo o País”. 

Entre os pontos que consideram discriminatórios está o facto de os docentes do ensino politécnico serem “obrigados a leccionar mais horas e a produzir semelhante investigação científica de acordo com a bitola universitária”, avaliada quer pela Fundação para a Ciência e Tecnologia quer pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. 

A eleições dos órgãos directivos da associação teve lugar na Assembleia Geral realizada no passado dia 3, na sede da APQES, que funciona no Instituto Politécnico de Lisboa (IP Lisboa).  

A Direcção da associação será liderada por Joaquim Infante Barbosa, do IP Lisboa, que terá como vice-presidente Ricardo Vieira (IL Leiria) e como secretário João Calado (IP Lisboa). Desta instituição provêm também o presidente do Conselho de Fundadores da APQES,  Amin Vissanji Karmali. A liderança da Assembleia Geral ficará a cargo de José Fernandes Rodrigues (IP Santarém).       

Foram eleitos os seguintes professores para os corpos directivos da APQES: Presidente do Conselho de Fundadores – Amin Mahamede S Vissanji Karmali – ISEL – IPLisboa Presidente da Assembleia Geral - José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESDRM - IPSantarém Vice- Presidente da Assembleia Geral - Vitor Pereira Lopes - ESSE – IPBragança Secretário da Assembleia Geral - José Carlos Laranjo Marques – ESECS - IPLeiria

Presidente da Direcção – Joaquim Infante Barbosa – ISEL – IPLisboa  Vice- Presidente da Direcção - Ricardo Manuel das Neves Vieira - ESECS-IPLeiria  Secretário da Direcção - João Manuel Ferreira Calado – ISEL – IPLisboa 

A APQES irá agora solicitar audições a várias entidades ligadas ao ensino superior entre as quais, CCISP, CRUP, A3ES, secretário de Estado de Ensino Superior (ou equivalente) e Comissão de Educação da Assembleia da República.