Viver

Documentário de antigo aluno do Politécnico de Leiria vai ao South By Southwest nos Estados Unidos

12 jan 2024 09:19

Seu Nome Era Gisberta conta a história de Gisberta Salce, e do assassinato, em 2006, no Porto

documentario-de-antigo-aluno-do-politecnico-de-leiria-vai-ao-south-by-southwest-nos-estados-unidos
O projecto já foi exibido em festivais na Alemanha e na Chéquia
DR

Uma experiência imersiva de 360 graus contra a transfobia. É assim apresentado o documentário Seu Nome Era Gisberta, que acaba de ser seleccionado para um importante festival de artes nos Estados Unidos.

A obra criada por Sérgio Roxo, antigo aluno do Politécnico de Leiria, integra a programação do South By Southwest (SXSW) 2024, que vai decorrer entre 8 e 16 de Março, em Austin, capital do estado norte-americano do Texas.

O documentário em realidade virtual aborda um dos casos mais mediáticos de transfobia ocorridos em Portugal: o assassinato de Gisberta Salce, em 2006, no Porto.

Tem como missão fomentar a educação e protecção de pessoas trans, principalmente em Portugal e no Brasil, agindo como ferramenta para a educação social/cívica e para a promoção do diálogo e a reflexão”, é referido na nota de divulgação.

Sérgio Roxo baseou-se em entrevistas, um extenso levantamento teórico e uma análise de 68 peças jornalísticas, no decorrer de dois anos.

O projecto de animação, narrado em português do Brasil, foi realizado no âmbito do mestrado em Comunicação e Media, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria, com o apoio do ilustrador Pedro Velho, também antigo estudante do Politécnico de Leiria, e da actriz de voz trans Alexia Vitória.

Seu Nome Era Gisberta já marcou presença no Dok Leipzig - Festival Internacional de Documentário e Animação de Leipzig e no o Ji.hlava IFF - Festival Internacional de Documentário de Jihlava, na Chéquia.