Sociedade

Dois desalojados no Picheleiro (Leiria) e Rua António da Costa Santos cortada

1 jan 2023 18:09

Mau tempo provocou cerca de 100 ocorrências no distrito de Leiria

dois-desalojados-no-picheleiro-leiria-e-rua-antonio-da-costa-santos-cortada
Distrito de Leiria esteve em alerta laranja e bombeiros acorreram a várias situações durante o dia
Ricardo Graça/Arquivo

Uma habitação no Picheleiro inundou quase até ao nível do primeiro andar e duas pessoas ficaram desalojadas (estão em casa de familiares), ainda por tempo indeterminado, informou fonte dos bombeiros sapadores de Leiria.

O vereador com o pelouro da Protecção Civil na Câmara Municipal de Leiria, Luís Lopes, já tinha adiantado anteriormente ao JORNAL DE LEIRIA que o galgamento das margens por uma ribeira na zona do Picheleiro obrigou ao encerramento da estrada que, através dos campos do Lis, liga a Barosa à Estação, que continua fechada.

Foi ainda recomendada a retirada de equipamentos e automóveis numa oficina, para minimizar danos, lê-se numa nota divulgada pelo município.

A elevada precipitação em Leiria nas últimas horas tem provocado situações de inundação ao longo do dia.

A zona da Fonte das Três Bicas voltou a acumular água devido à chuva intensa, o que deixou a Rua Tenente Valadim intransitável por alguns minutos. 

Por causa dos elevados níveis de precipitação, a Rua António da Costa Santos entre a Rua Tenente Valadim e o Largo Rainha Santa Isabel mantém-se cortada, segundo os bombeiros sapadores de Leiria.

É a segunda vez com diferença de dias que o mau tempo deixa a Rua Tenente Valadim sem condições para a circulação do trânsito e a Câmara de Leiria está a avaliar o contexto para identificar a causa da pressão sobre o local.

Foi também vedado o acesso da rotunda da A17, junto ao Lis Hotel até aos Campos do Lis, devido a instabilidade no talude por baixo da ponte da A17, como medida preventiva.

Segundo os bombeiros sapadores de Leiria, este domingo, 1 de Janeiro, o temporal provocou cerca de 20 ocorrências relacionadas com inundações em edifícios e na via pública.

Em todo o distrito de Leiria, registaram-se 98 ocorrências até às 18 horas, avançou o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, a maioria nos concelhos da zona Oeste, onde duas estradas e um caminho particular foram encerrados.

* Notícia actualizada às 19:15 horas para incluir o terceiro e o oitavo parágrafos, após um comunicado distribuído pela Câmara de Leiria.