Sociedade

Dois detidos na posse ilegal de 113 quilos de meixão

3 jul 2020 18:09

Detidos em Monte Redondo

dois-detidos-na-posse-ilegal-de-113-quilos-de-meixao
Apreendida enguia europeia (Anguilla Anguilla)
DR

O Comando Territorial de Leiria, através do Destacamento de Trânsito de Leiria, deve hoje dois homens, de 31 e 37 anos, pelo crime de dano contra a natureza, na Auto-estrada do Litoral Centro (A17), em Monte Redondo.

De acordo com a GNR, as detenções foram efectuadas no seguimento de uma abordagem a uma viatura, que seguia em plena A17, indiciando circular de modo irregular, sendo a mesma encaminhada para a área de serviço daquela Auto-estrada em Monte Redondo para fiscalização.

No decorrer da fiscalização, os militares da GNR verificaram que a viatura transportava vários sacos de congelação com 113 quilos de meixão, Anguilla Anguilla, congelado.

A enguia europeia, Anguilla Anguilla, que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução do número de efectivos tanto em Portugal como noutros países intervenientes na rede de distribuição, que inclui a Europa, o Norte de África e as ilhas dos Açores, Madeira e Canárias, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, salienta a GNR.

O meixão congelado apreendido, no mercado europeu poderia alcançar um valor de 56 mil euros, já no mercado asiático o preço desta espécie ainda viva pode alcançar os 7 mil euros/quilo.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Leiria. Esta acção contou com o reforço do Posto Territorial de Monte Redondo.