Economia

Dois milhões para projectos que promovem ligação entre ensino e empresas

9 mai 2022 11:26

Uma das iniciativas contempladas é do Politécnico de Leiria

dois-milhoes-para-projectos-que-promovem-ligacao-entre-ensino-e-empresas
Politécnico de Leiria está entre as instituições que viram projectos aprovados
Ricardo Graça/Arquivo

A Comissão Directiva do programa Centro 2020 aprovou 17 projectos de prova de conceito, liderados por instituições do sistema científico e tecnológico regional que promovem a cooperação entre entidades produtoras de conhecimento e o tecido empresarial.

Dos 17 projetos aprovados, que terão um apoio de fundos da União Europeia de cerca de dois milhões de euros, está um do Instituto Politécnico de Leiria, revela uma nota da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Dos restantes, três são da Universidade da Beira Interior, um do Tagusvalley - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo, dois do Instituto Pedro Nunes, cinco da Universidade de Aveiro, três da Universidade de Coimbra, um do Instituto Politécnico de Tomar e um do Instituto de Telecomunicações.

O objectivo destes projectos “é valorizar o conhecimento já produzido em projectos de investigação, nomeadamente através da produção de protótipos laboratoriais, ensaios ou pré-séries semi-industriais, que permitam uma primeira validação desses resultados com o objectivo de serem transferidos para o mercado e explorados de forma útil pelas empresas”.