Sociedade

Dos 23 aos 79, há cabeças-de-lista para todos os gostos

20 set 2019 00:00

Distrito com número recorde de candidaturas às legislativas.

dos-23-aos-79-ha-cabecas-de-lista-para-todos-os-gostos-10678
Maria Anabela Silva

Não será por falta de candidatos que os eleitores do distrito não irão votar no próximo dia 6 de Outubro. Ao todo, são 21 as forças políticas que irão constar do boletim de voto, o que constitui um número recorde.

Além de Leiria, só os círculos eleitorais de Braga, Coimbra, Porto e Europa registaram tamanho número de candidaturas, sendo que nos de Aveiro, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu, Madeira e Fora da Europa os eleitores terão 20 opções de escolha.

Recorde é também o número total de elementos que compõem as listas pelo distrito, entregues no Tribunal de Leiria. A disputar os dez mandatos de deputado por Leiria estão mais de 250 candidatos. Segundo a Lei Eleitoral, as listas propostas devem indicar como elementos efectivos, pelo menos, dez nomes, número correspondente ao dos mandatos atribuídos a este círculo eleitoral. Como suplentes, são exigidos, no mínimo, dois candidatos.

A três semanas das eleições que irão determinar a nova composição da Assembleia da República, o JORNAL DE LEIRIA faz um pequeno retrato dos 21 cabeças-de-lista pelo distrito.

Com a excepção de João Pais do Amaral, o empresário natural de Lisboa, mas a residir em Alcobaça, que volta a dar a cara pela candidatura do Partido Nacional Renovador (PNR), são todos estreantes no papel de liderar listas em Leiria.

Heloísa Apolóna, a histórica dirigente e deputada de Os Verdes que está a concluir a oitava legislatura, já por várias vezes desempenhou a função de cabeça-de-lista, mas sempre por Setúbal, distrito de onde é natural. Agora, é a aposta da CDU (Coligação Democrática Unitária, que junta PCP e Os Verdes) para conseguir eleger um deputado por Leiria, o que não acontece há 34 anos.

Além de estreante como cabeçade- lista por Leiria, Heloísa Apol

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ