Sociedade

Doutoramentos devem ser dados por quem tem competência

23 jun 2016 00:00

Nuno Mangas voltou a reiterar que o “grau de doutor deve ser outorgado pelas instituições de ensino superior que, depois de avaliadas, demonstrem ter competência para o fazer, e não em função da sua designação”.

doutoramentos-devem-ser-dados-por-quem-tem-competencia-4465

O presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), responde assim ao facto de o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, ter deixado a “porta aberta” para a possibilidade dos institutos politécnicos poderem oferecer doutoramentos, o governante vem agora dizer que o caminho para o ensino superior é uma maior diferenciação entre as missões dos ensinos universitários e politécnico.

Segundo o jornal Público, as declarações de Manuel Heitor foram feitas numa audição parlamentar que decorreu esta terça-feira, onde afirmou que o sector necessita de “diversificação”, algo que passa por “reforçar as missões específicas” das universidades e dos institutos superiores e também por aumentar as diferenciações entre as instituições de cada um dos subsistemas.

O ministro do Ensino Superior diz que apenas mostrou abertura para discutir essa solução. “São conhecidas, e foram públicas, as afirmações que o senhor ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior proferiu quando visitou o Politécnico de Leiria e, pela nossa parte, é nelas que fazemos fé.

Não temos conhecimento de qualquer alteração da posição do senhor ministro sobre esta matéria e, como é óbvio, não nos iremos pronunciar só com base em notícias de jornal”, diz Nuno Mangas. Quando essa possibilidade foi tornada pública, surgiram de imediato críticas dos reitores das universidades.