Viver

Dr. Vareda, o homem da lei que impulsionou a cultura

8 nov 2019 17:05

José Henriques Vareda desapareceu há 30 anos

dr-vareda-o-homem-da-lei-que-impulsionou-a-cultura
Advogado nasceu na cidade da Marinha Grande
DR
Daniela Franco Sousa

José Henriques Vareda desapareceu há 30 anos, mas sobreviveu-lhe um relevante legado, na advocacia, na luta antifascista, também na cultura e no associativo. O JORNAL DE LEIRIA partilha hoje o testemunho de quem privou com esta personalidade incontornável, que nasceu na Marinha Grande e se notabilizou por todo o País.

José Henriques Vareda nasceu a 24 de Fevereiro de 1927 , no seio de uma família humilde e trabalhadora. O seu pai era ferrador de profissão. Foi também na Marinha Grande que José Henriques Vareda fez o ensino primário e também cursou na escola industrial. E foi já a trabalhar, como empregado de escritório, que completou o curso na Faculdade de Direito de Coimbra, aos 27 anos. Uma vez licenciado, Vareda dedicou-se à advocacia, e em especial ao Direito Comercial, com um desempenho que lhe valeu uma enorme reputação profissional a nível nacional e, marcadamente, na região de Leiria, onde tinha escritório. Por esta sua casa, que se transformou num autêntico centro de estágios, passaram, de resto, inúmeros jovens advogados da região, à época em início de carreira.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO