Sociedade

Drenagem em Leiria obriga a reabilitação do caneiro

16 mai 2023 19:13

Estudo considera que esta solução representa uma poupança superior a quatro milhões de euros face à solução alternativa

drenagem-em-leiria-obriga-a-reabilitacao-do-caneiro

A reabilitação do “caneiro” é apontada como a melhor solução para a drenagem na cidade de Leiria. A conclusão foi revelada na última reunião de executivo, que apresentou um estudo realizado por uma empresa especializada nesta área.

Além de ser a melhor solução, a requalificação do “caneiro” representa uma poupança superior a quatro milhões de euros face à solução alternativa, que implicaria esventrar a Avenida Heróis de Angola para construção de um novo emissário, um processo de obra muito complexo e com um impacto fortíssimo para moradores e comerciantes, refere uma nota de imprensa da autarquia.

No âmbito do Plano Estratégico para a Reabilitação e Beneficiação do Sistema de Drenagem Pluvial da Cidade de Leiria, pretende-se, com as intervenções propostas, evitar que a cidade continue a sofrer com os impactos dos eventos de inundação, em especial em locais críticos das zonas mais baixas, resultantes da ocupação progressiva de áreas a montante, redes envelhecidas de comportamento unitário, assoreamentos e simultaneidade de eventos extremos de precipitação, com níveis altos no rio, resultando na potencial acumulação de água em zonas baixas, afetando pessoas e bens.

Uma das medidas sugeridas é a reabilitação/reforço do sistema de colectores, o desvio de caudais (da zona alta) e descarga direta no rio por colectores em pressão, a bombagem de águas pluviais e válvulas de maré na descarga, o controlo na origem de caudais pluviais e ainda acções complementares de gestão, informa o comunicado.

Refira-se que entre os principais problemas identificados na situação actual, referem-se limitações da capacidade hidráulica dos colectores, resultando em extravasamentos, tal como a escassez de energia gravítica, nomeadamente na zona baixa do centro histórico, especialmente em situações de elevado nível do rio Lis.

O plano indica ainda a existência de áreas urbanas localizadas em leito de cheia sem protecção eficaz, assoreamento e obstrução de colectores, a existência de colectores contruídos sob edifícios, tal como a ineficiência dos dispositivos de intercepção do escoamento superficial e de afluências indevidas de águas residuais e do rio Lis, no sistema de drenagem pluvial.

Segundo o município, o desenvolvimento do Plano Estratégico envolveu análise de informação, estabelecimento de critérios e requisitos das campanhas de inspecção, de prospecção geológica e geotécnica e de diagnóstico estrutural, e de monitorização hidráulica e ambiental, tal como a avaliação de desempenho do sistema de drenagem actual e estabelecimento de medidas (soluções) e cenários de evolução, resultando num plano que propõe a reabilitação e beneficiação do sistema, incluindo medidas de curto, médio e longo prazo, seu planeamento e custos de investimento.