Economia

Drones de Caldas da Rainha combatem tráfico no Mediterrâneo

22 out 2020 17:13

Tecnologia Tekever escolhida pela Marinha Francesa

drones-de-caldas-da-rainha-combatem-trafico-no-mediterraneo
Drone Tekever
DR
Daniela Franco Sousa

Através dos seus drones AR5, desenvolvidos em cerca de 90% em Caldas da Rainha, o Grupo Tekever está a trabalhar em parceria com a Marinha e com os Serviços Alfandegários Franceses no reforço da vigilância marítima e em operações de monitorização e inspecção em águas francesas.

As missões implicam monitorização de poluição e de emissões, detecção de pesca ilegal, combate ao tráfico de drogas e imigração ilegal, vigilância de fronteiras e operações de busca e salvamento.

O serviço é disponibilizado pela Tekever em parceria com a francesa Collecte Localization Satellites, no âmbito de um contrato com a Agência Europeia de Segurança Marítima, explica ao JORNAL DE LEIRIA Tiago Nunes, um dos responsáveis pelo grupo que tem sede em Lisboa e pólos em Caldas da Rainha, Ponte de Sor e ainda no Reino Unido.

O Tekever AR5 é um sistema aéreo não tripulado que está a ser operado sobre o Mar Mediterrâneo, a partir da Base Aérea de Istres-Le Tubé, uma unidade da Força Aérea Francesa localizada perto de Istres, a noroeste de Marselha, especifica o grupo tecnológico.

Trata-se de um “UAV bimotor de asa fixa projectado para missões de vigilância marítima. Pode voar até 20 horas, dispõe de comunicações por satélite de alto débito, e pode integrar diversos tipos de sensores, incluindo radares marítimos, radares de abertura sintética, múltiplas câmaras diurnas e nocturnas, iluminadores laser, LiDAR e receptores AIS/EPIRB, proporcionando às autoridades inteligência de alta precisão em tempo real”.

É um vasto sistema que combina “o uso das mais avançadas tecnologias aeroespaciais, de electrónica, comunicações, informática e inteligência artificial”.

O contrato estabelecido com a Tekever permitiu assim a criação do “primeiro serviço comercial europeu de vigilância marítima e monitorização ambiental basead

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ