Sociedade

Drones e câmaras móveis reforçam videovigilância florestal na região de Leiria

16 dez 2021 15:50

O dispositivo já estava dotado com 11 torres de videovigilância

drones-e-camaras-moveis-reforcam-videovigilancia-florestal-na-regiao-de-leiria

Câmaras de infravermelhos em drones e câmaras móveis em veículos vão integrar o sistema de videovigilância florestal na região de Leiria.

Segundo uma nota de imprensa, realizou-se hoje um exercício de teste e demonstração dos novos equipamentos, que completam o sistema de videovigilância e detecção automática de incêndios, como componente de apoio à decisão, em desenvolvimento na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

O actual sistema de videovigilância florestal e deteção automática de incêndios, da responsabilidade da CIMRL, vai ser reforçado com novas câmaras, instaladas em drones, e câmaras móveis em veículos, em complemento com a atual cobertura da rede fixa de videovigilância e no reforço da eficácia do projecto, inclusive com a disponibilidade de câmaras de infravermelhos de alta definição, para uma leitura mais completa do terreno e operar em condições de reduzida visibilidade, acrescenta a mesma nota.

A região conta atualmente com um sistema gerido pela GNR e pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria (CDOS), com um dispositivo dotado de 11 torres de videovigilância e dois Centros de Gestão e Controlo, que cobrem 85% do território.

A CIMRL irá assumir a totalidade do investimento, nesta última fase do projeto em mais cerca de 335 mil euros, com financiamento do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, informou ainda o comunicado.

Para o vice-presidente da CIMRL e Presidente da Câmara Municipal de Portos de Mós, Jorge Vala,

“Este investimento, no montante global de 1,2 milhões, financiado por fundos europeus, através do POSEUR, representa uma forte aposta na prevenção e combate dos fogos florestais, cujos resultados nos últimos dois anos de operação são francamente positivos e um exemplo de eficácia a nível nacional”, adiantou o vice-presidente da CIMRL, Jorge Vala, citado na nota de imprensa.

O também presidente do Município de Porto de Mós acrescentou que a “região de Leiria é hoje um exemplo nacional neste domínio e conta com a colaboração operacional do dispositivo distrital de proteção civil e da GNR, entidades a quem compete coordenar as operações de prevenção e combate a fogos rurais”.

Todos estes equipamentos estão operacionais no início do próximo ano, antecipando o período de maior risco de incêndios, contando ainda com duas viaturas adaptadas, para transporte e suporte à operação de videovigilância móvel.