Sociedade

Duas centenas de armadilhas para vespa asiática colocadas na Marinha Grande

28 abr 2020 15:15

Em 2019 foram detectados e destruídos 96 ninhos em todo o concelho.

duas-centenas-de-armadilhas-para-vespa-asiatica-colocadas-na-marinha-grande
Ninho primário de vespa asiática
DR

A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, iniciou a colocação de armadilhas de captura da vespa asiática (velutina nigrithorax).

As 200 armadilhas selectivas colocadas estarão devidamente identificadas com um rótulo e serão distribuídas por todo o concelho da Marinha Grande, com especial incidência nos locais envolventes onde se detectaram ninhos de vespa asiática no ano passado.

Quinzenalmente serão efectuadas acções de monitorização das armadilhas, trocando os atractivos e efectuando a contagem das vespas capturadas.

Armadilha para vespa asiática

 

A captura das fêmeas fundadoras antes da formação de novos ninhos, permitindo a redução do número de ninhos, a reprodução e o aumento de vespas asiáticas adultas é o objectivo da medida.

Em 2019 foram detectados e destruídos 96 ninhos em todo o concelho. Neste âmbito, foi realizada e aprovada uma candidatura ao Fundo Florestal Permanente para apoio à destruição dos ninhos.

Todos os ninhos primários e definitivos intervencionados pelo município foram registados na plataforma STOPVespa.

Ninho secundário

 

Em caso de avistamento de ninhos, a autarquia solicita que se contacte o Serviço Municipal de Protecção Civil através dos seguintes contactos: 962 505 875 ou proteccao.civil@cm-mgrande.pt.