Viver

Dulce Pontes, JP Simões, Benjamim e Filipe Sambado no Artes à Vila

14 jun 2021 17:57

Festival realiza-se online e na Batalha, em modo "misto", este ano, devido à pandemia

O Artes à Vila vai regressar ao Mosteiro da Batalha, a 25 e 26 deste mês, para dois dias de espectáculos com público presencial e com transmissão online no dia 26.

Para assistir ao vivo, deve realizar uma reserva gratuita clicando aqui.

Após o registo receberá as indicações de marcação de lugares, mediante a lotação do Mosteiro da Batalha de acordo com as normas de segurança da DGS e respeitando a ordem de inscrição.

Como sempre, o programa deste festival, que conta com o apoio do JORNAL DE LEIRIA, valoriza a cultura portuguesa e apoia os artistas nacionais.
 
25 Junho, sexta-feira com público

17 horas - Moçoilas ::  Remexido
Capelas Imperfeitas - Palco Santa Casa 

Moçoilas - sons de outro Algarve ... os cantos do Sul, nas vozes das mulheres que regressam com a Primavera. Se da primeira vez as Moçoilas nascem de uma enorme necessidade de recuperar o canto do Algarve, esquecido ou escondido até então, no tempo...

Remexido –  trio de Almada apresenta um outro lado da música portuguesa. REMEXIDO é uma voz que toca guitarra portuguesa e um coro de vozes com baterias apontadas. Orquestra em trio, munida de ambientes rock fadescos, entre a força da palavra fragmentada e a poesia liberta da pretensão.

20 horas - Ovo Mau :: LaBaq  e Yosune :: Telmo Pires
Capelas Imperfeitas - Palco Santa Casa 

Ovo Mau – actuação ao vivo com Carlos Moura, Ricardo karitsis, Mário Bomba e Paulo Cintrão. Ovo Mau faz comédia. Faz números humorísticos, sejam eles escritos ou de improviso. Assim, o público pode esperar que aconteça tudo: desde a exploração de uma ideia louca, guionada e produzida, ao momento único criado naquele instante, improvisado ao vivo e a cores.

LaBaq  e Yosune - Duetos improváveis reunidos num festival que celebra a diversidade multicultural provenientes do Brasil e Venezuela. Projeto em residência artística . Oriunda do brasil, LaBaq com o seu mais recente trabalho e Yosune Compõe com seu Cuatro (instrumento tradicional Venezuelano).

Telmo Pires é cantor, poeta, compositor e um dos poucos homens no panorama internacional do fado. Nascido em Bragança, cresceu na Alemanha e regressou à capital do Fado em 2011 onde gravou diversos álbuns e apresenta o último trabalho “Através do Fado”.

26 Junho, sábado com público e transmissão online

17 horas - Filipe Sambado ::  Benjamim
Capelas Imperfeitas - Palco Santa Casa 

Filipe Sambado atreve-se a fazer canções pop imediatas que nos fazem cantar e reflectir sobre o mundo que nos rodeia e afecta. Compõe canções notáveis que partem de uma matriz indie pop e consolidam um universo sónico que tanto estabelece cumplicidades com a música portuguesa - da canção de autor à música popular.

Benjamim percorreu o país de norte a sul em 2015 para apresentar as músicas de "Auto Rádio" numa digressão de 33 datas. O músico editou no final de 2017 o disco “1986” em parceria com Barnaby Keen e lançou no final do ano passado "Vias de Extinção". Apresenta-se a solo no Artes à Vila

20:00- Não Simão :: JP Simões :: Dulce Pontes
Capelas Imperfeitas - Palco Santa Casa 

Os Não Simão escrevem canções em português. Canções que se passeiam entre o intimismo e o optimismo. Afirmam-se pela negação do enfado, do prosaico, do previsível, com músicas descomprometidamente sérias, resultantes de um quinteto heterogéneo que viaja entre a música de cancioneiro, o rock alternativo, ou o jazz na voz de Simão Palmeirim.

JP Simões cantor e compositor português. Com uma discografia impar da música nacional traz o melhor que há na música portuguesa e na poesia.  

Concerto dedicado à música nacional e ao poema nas canções.

Dulce Pontes – Dulce Pontes uma das cantoras portuguesas mais populares e reconhecidas internacionalmente. Canta canções pop, música tradicional portuguesa – fado e folclore incluído –, bem como música clássica. Costuma definir-se como uma artista da World Music.

Haverá ainda actividades paralelas cuja marcação deve ser feita clicando aqui

- Visita Guiada às gárgulas do Mosteiro;
- Exposição Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha;
- Visita guiada comentada pelo Curador_ quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado.

Sobre o Artes à Vila

O Festival Artes à Vila realiza-se no Mosteiro da Batalha, Património da Humanidade definido pela UNESCO, com concertos e espetáculos que promovem a música portuguesa e as músicas do mundo.

Os cenários (in)perfeitos e as músicas bonitas acolhem famílias e artistas de todo o país para uma festa dedicada à cultura, às origens e ao seu legado.
Um fim-de-semana com exposições, oficinas, conferências e outras actividades que celebra as raízes e apresenta músicos consagrados e artistas emergentes.