Sociedade

E agora Feliciano?

30 mar 2018 00:00

Futuro político de Barreiras Duarte incerto após polémica

e-agora-feliciano-8411
Maria Anabela Silva

“Em política nunca se morre definitivamente”. A frase é de um antigo deputado e ex-dirigente do PSD de Leiria, a propósito do futuro político de Feliciano Barreiras Duarte, que se demitiu do cargo de secretário-geral do PSD depois das polémicas em que se viu envolvido.

Ainda mal tinha aquecido o lugar, quando surgiram suspeitas de falsificação de elementos do seu currículo, que estão a ser investigadas pelo Ministério Público num caso denunciado pelo jornal Sol.

Surgiram depois outras controvérsias, com notícias de que o deputado terá recebido indevidamente ajudas de custo e despesas de deslocação do Parlamento. Barreiras Duarte acabaria por se demitir, justificando a saída com a “violência inusitada dos ataques” e com os efeitos destes para si e para a sua família.

"Sei que o combate político é duro, mas não vale tudo", escreveu no comunicado onde anunciou a renúncia ao cargo de secretário-geral. Mantém- -se, contudo, como deputado na Assembleia da República, embora esteja a ser substituído na Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho, à qual preside, e como presidente da Assembleia Distrital do PSD.

A polémica acontece num momento em que Feliciano Barreiras Duarte, jurista natural do Bombarral havia chegado a um dos cargos mais importantes no partido no qual milita desde a juventude. Aos 20 anos tornou-se presidente da JSD do Bombarral e ainda antes dos 24 anos chegaria a vereador.

Foi depois adjunto do ex-governador civil Francisco Coutinho e, quando Passos Coelho passou a liderar a JSD, integrou a comissão nacional da 'jota'. No seu currículo político conta ainda com uma larga experiência como deputado, tendo também desempenhado funções de secretário de Estado nos governos de Durão Barroso e de Passos Coelho, de quem foi chefe de gabinete.

Um percurso que é agora ensombrado pela forma como deixou o cargo de secretário-geral do PSD. Ficará irremediavelmente perdido ou, como aconteceu com outros políticos que voltaram após se verem envolvidos em escândalos até de outra gravidade, Feliciano Barreiros Duarte regressará à ribalta pol&iac

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ