Viver

E o próximo filme do Hádoc é iHuman

30 mai 2022 18:00

Documentário de Tonje Hessen Schei para ver esta terça-feira em Leiria

iHuman, terça-feira, 17 de Maio, às 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

A visão da realizadora Tonje Hessen Schei plasmada no documentário iHuman (de 2019) é apresentada na próxima sessão do ciclo de cinema documental  Hádoc, a 31 de Maio, no Teatro Miguel Franco, pelas 21:30 horas.

A inteligência artificial está em todo o lado. No conforto de ter o telemóvel a indicar-nos onde ficou estacionado o carro (quando já não nos recordávamos) ou o motor de busca no computador que sugere o site exato para se comprar um qualquer bem de consumo que provavelmente não precisamos, ou ainda, a aparente sensação de tranquilidade por saber que são várias as câmaras que seguem os movimentos dos transeuntes e que permitem às forças da autoridade monitorizar os espaços públicos.

O grande dilema que a IA coloca, é, no limite, a velha dualidade Segurança vs. Liberdade. Mas até que ponto está a IA ao serviço do ser humano? Quem controla os algoritmos e quais os limites para o crescimento desta tecnologia? Estaremos no comando do desenvolvimento científico ou fazemos parte do próprio código como certas distopias propõem?

iHuman é um thriller político que coloca estas, entre outras questões, e procura darlhes uma resposta séria e informada.

Mais informação sobre o festival em hadoc.pt.