Desporto

E que tal um jogo de tabuleiro que o empurra para fora do sofá?

3 nov 2015 00:00

Sporttable Box, novidade mundial foi criada por um cidadão de Leiria

e-que-tal-um-jogo-de-tabuleiro-que-o-empurra-para-fora-do-sofa-2383

Gosta de jogar Pictionary ou Trival Pursuit? Também aprecia praticar desporto? Este texto é para si. Gil Carpalhoso é de Leiria e decidiu criar algo que promete ser absolutamente revolucionário. Apaixonado por jogos de tabuleiro e docente de Educação Física, juntou o melhor dos dois mundos e criou o Sporttable Box.

“O processo ainda foi longo, mas este trabalho criativo deu-me muito gozo. Comecei a pensar no projecto e fui desenvolvendo o jogo. Tentei materializá-lo, fui falando como pessoas do mundo dos jogos de tabuleiro e com ilustradores.

Mostrei a ideia a algumas pessoas e fui desenvolvendo o livro de instruções.” Esta aventura começou há pouco mais de quatro anos. O jogo contou com três ilustradores diferentes – Eduardo Porto, Daniel Souto e Patrícia Figueiredo – e tem uma “mecânica simples”.

Entre tabuleiro, fichas, ampulhetas, dados, bolas de esponja - “para não danificar a envolvente” – estão as cartas, divididas por quatro categorias e que obrigam os participantes a mais de seis dezenas de desafios rápidos, de destreza, de força ou de mímica.

Elevação da anca, cavalitas, braço de ferro, parabólicas, pé coxinho, saltos laterais, malabarismos com mão, pontaria e ténis de mão. Estes são alguns dos desafios que se podem encontrar na Sporttable Box.

“Uns são fáceis, outros não”, reconhece Gil Carpalhoso, de 31 anos. “No entanto, estão todos preparados para serem exequíveis num espaço curto. A própria carga do exercício é variável, consoante os valores que saem nos dados.”

O público-alvo deste “jogo de tabuleiro que nos tira do sofá” é vastíssimo. “É indicado para crianças a partir dos oito anos, para jovens e adultos, mas pode ser também uma ferramenta de trabalho para professores e para ATL.

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente