Viver

E se Macau for, para a música de Leiria, a porta de entrada na China?

5 set 2019 00:00

Intercâmbio | Banda chinesa de indie folk em residência no Serra - Casa das Artes

e-se-macau-for-para-a-musica-de-leiria-a-porta-de-entrada-na-china-10650
Jacinto Silva Duro

Os Wu Tiao Ren são uma banda de indie folk considerada como uma das mais interessantes da actualidade na China e estiveram, na última semana, em residência artística no Serra - Casa das Artes, na Reixida, Cortes (Leiria), após tocarem na Casa da Música, no Porto, no domingo.

Ao longo destes dias contactaram com o ambiente musical de Leiria e com os artistas representados pela Omnichord Records, editora local.

Sábado, dia 7, à noite, passam pelo Atlas Hostel, em Leiria, para um concerto intimista, onde apresentarão temas do seu, recentemente lançado, quinto álbum de originais e do disco A Tale of Haifeng, de 2009, com o qual se tornaram num dos nomes da música indie mais importantes da China.

Piazzola, Waits e Cesária
A banda dos cinco que são quatro

Amao e Renke que lideram a banda e cantam no dialecto de Haifeng, a sua cidade-natal, e em cantonês, eram vendedores ambulantes de CD dakou – - discos originais, mas de proveniência obscura, vendidos com a caixa rasgada. Os dois compravam os discos ao peso e para fazer negócio mas acabaram por se interessar pela música de Astor Piazzolla, Cesária Évora ou Tom Waits e, há 11 anos, criaram os Wu Tiao Ren, nome que significa, mais ou menos, "Os Cinco Gajos", embora sejam apenas quatro os elementos da banda. Aparentemente, os números são importantes fontes de bons e maus augúrios na cultura chinesa.

Manuel Correia da Silva, co-fundador e responsável pela produção do festival This is My City (TIMC), evento de promoção da música, do design, da arquitectura e das indústrias criativa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ