Sociedade

"É uma situação de desespero. Está totalmente descontrolada"

12 jul 2022 19:16

Presidente da Câmara de Pombal avisa que há pessoas em risco

e-uma-situacao-de-desespero-esta-totalmente-descontrolada

"É uma situação de desespero. Está totalmente descontrolada" e vivem-se “momentos de aflição” com as chamas a ameaçar pessoas e várias habitações. 

Estas são as palavras do presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, que afirma estar a momentos tensos e de desespero para ajudar famílias e crianças a fugir das chamas.

“Estou no IC8, está tudo escuro. Já vi casas a serem destruídas pelas chamas. Não há bombeiros. Não é culpa deles, que são incansáveis, mas não há recursos humanos nem materiais. Já não há autotanques”, desabafa o presidente.

O autarca reforça que a população está a viver “momentos de aflição” e que já foi necessário “evacuar casas e famílias em risco”, assim como um lar em Ramalhais, Abiul, freguesia onde começou o fogo, na quinta-feira, e depois de ser extinto, voltou hoje a reacender-se.

Pedro Pimpão lamenta a falta de recursos para combater o incêndio. “Estamos a ajudar famílias e crianças que estão em risco de vida. É uma situação de desespero. Está totalmente descontrolada”, acrescentou.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 19:12, estavam no terreno, 217 operacionais, apoiados por 58 veículos e um meio aéreo.