Sociedade

EBS Henrique Sommer, uma casa de “proximidade”, que lidera o ranking nacional das escolas públicas do País

8 jul 2022 12:07

Escola da Maceira conquistou 40.º lugar, com base nos exames do ensino secundário de 2021

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Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Fica na Maceira (Leiria) a escola que conquistou a melhor posição entre os estabelecimentos de ensino públicos do País. Uma escola “de proximidade”, onde a interacção com a comunidade tem vindo a dar frutos.

De acordo com o ranking divulgado hoje pelo Público, depois de 39 instituições privadas, surge em 40.ª posição a Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, numa tabela construída com base nos resultados dos exames do ensino secundário de 2021. Neste caso, foi alcançada uma média de 13,41 valores.

É com enorme satisfação que Jorge Bajouco, director do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, recebe a notícia. Estes são resultados que têm maior impacto se tivermos em consideração as condições em que as provas foram feitas, em tempo de pandemia, e que levaram professores e alunos a adaptar-se a circunstâncias novas, salienta o responsável.

Mas este é apenas um dos muitos indicadores, salienta o professor, para quem esta escola é muito mais do que se reflecte no ranking, a começar pela interacção que promove com os alunos no dia-a-dia. “O ranking é uma dimensão deste trabalho”, repara Jorge Bajouco. Estes resultados são o reflexo de todo o percurso que estes estudantes trilharam, muitos dos quais desde o pré-escolar neste agrupamento.

Importante é também perceber que nos últimos anos tem existido uma “sustentabilidade dos resultados”. Há cerca de 20 anos, quando surgiu o ensino secundário na Maceira, muitos alunos ainda preferiam estudar nos grandes centros, recorda o professor. Mas esta escola conseguiu afirmar-se. E hoje reúne não só os alunos da freguesia, como de outras zonas do concelho de Leiria, também da Marinha Grande e da Batalha, constata Jorge Bajouco.

“É uma escola suburbana de proximidade”, caracteriza o director. “Uma instituição próxima dos alunos, das famílias, mas também das organizações, da junta, da filarmónica, dos bombeiros e de tantas outras entidades da freguesia. Vivemos o conceito de comunidade educativa na sua plenitude”, observa o professor. E tudo isso tem impacto nos resultados obtidos.

Outro factor que contribui positivamente é o facto de a escola se integrar num projecto educativo municipal, onde, através da rede estabelecida, pode partilhar importantes recursos, realça o responsável.