Viver

Eça de Queiroz inspira rota através de oito restaurantes em Leiria

8 fev 2023 09:15

Novo roteiro gastronómico aproveita a exibição da série O Crime do Padre Amaro pela RTP e complementa o percurso dramatizado que acontece em Leiria em todos os domingos de Fevereiro

eca-de-queiroz-inspira-rota-atraves-de-oito-restaurantes-em-leiria
Momentos dramatizados pelo grupo de teatro O Gato
CML

Ao Largo (sujeito a reserva), Aromas com Tradição, Bottega de Tapas, Cervejaria LizBar, Mata Bicho, Cardamomo, Monte Carlo e Porto Artur são os oito restaurantes aderentes ao novo projecto da Câmara de Leiria que se inspira na obra de Eça de Queiroz.

Vão servir ovos com chouriço, arroz de favas, cabidela, bacalhau com pimentos e creme queimado, descritos pelo escritor.

Depois do arranque do percurso dramatizado pelo grupo de teatro O Gato através das ruas do centro histórico da cidade, que está a acontecer em cada domingo do mês de Fevereiro, o Município propõe uma nova experiência inspirada na literatura de Eça de Queiroz, e, em especial, no romance O Crime do Padre Amaro.

A rota gastronómica pretende “divulgar e envolver os operadores económicos da área da restauração, à boleia do enorme sucesso e adesão que a Rota d'O Crime do Padre Amaro está a registar, fortalecendo também o espírito local de ligação à obra de Eça de Queiroz”, refere a autarquia, numa nota de divulgação.

Como pano de fundo, a série O Crime do Padre Amaro, de Leonel Vieira, actualmente a ser exibida pela RTP.

Depois da estreia na RTP, no mês passado, a Câmara de Leiria reactivou a Rota d'O Crime do Padre Amaro, que segue seis pontos principais presentes no enredo do romance de Eça de Queiroz, que servem de palco para momentos dramatizados pelo grupo de teatro O Gato – Palavras de Sobra – Associação de Artes.

A edição do dia 12 de Fevereiro já se encontra esgotada. As inscrições para as rotas de 19 e 26 de Fevereiro são obrigatórias na plataforma Visite Leiria ou neste formulário. A concentração dá-se na Praça Rodrigues Lobo, pelas 11 horas.

O público é convidado a percorrer estes seis pontos da Rota, acompanhado pelo “próprio” Eça de Queirós (representado por Fernando José Rodrigues), e assistir ao desenrolar do romance entre Amélia (Sónia Francisco) e Amaro (Rodrigo Sá Pessoa)”, descreve o comunicado do Município.

São oito, ao todo, os actores que compõem os quadros vivos ao longo do percurso, em que o público poderá conhecer Júlio Teles, o amanuense da administração do concelho (João Carvalho), Carlos da Botica, o farmacêutico (Zetó Antunes), João Eduardo, o noivo de Amélia (Francisco Cordeiro), o Cónego Dias, antigo professor de Amaro (Mané Lopes) e a S. Joaneira, mãe de Amélia (Graça Laranjeiro)”.

Na nova edição da Rota d’O Crime do Padre Amaro, o guião de adaptação baseado na obra homónima de Eça de Queiroz e a direcção de actores é da autoria de Fernando José Rodrigues.

Em 30 de Junho de 1870, Eça de Queiroz tomou posse como administrador do concelho de Leiria. “Durante a sua estadia na cidade, onde esteve cerca de um ano, deixou referências que perduram associadas à sua obra, entre as quais o romance O Crime do Padre Amaro, publicado em 1875, um dos livros mais significativos da literatura portuguesa que aborda o cenário de Leiria e arredores no século XIX”, é referido num texto anteriormente divulgado pela autarquia.