Sociedade

Ecocentro Móvel de Leiria vai percorrer as freguesias e receber lâmpadas, pilhas, tinteiros ou pequenos electrodomésticos

28 jul 2023 16:30

Proposta apresentada no âmbito do Orçamento Participativo de 2021

ecocentro-movel-de-leiria-vai-percorrer-as-freguesias-e-receber-lampadas-pilhas-tinteiros-ou-pequenos-electrodomesticos
Equipamento vai estar nos próximos dias junto ao Mercado Municipal de Leiria
Fotografia: Maria Anabela Silva

Chama-se Ecocentro Móvel de Leiria, o equipamento apresentado esta sexta-feira preparado para receber "os resíduos que, normalmente, não são gerados em casa diariamente e que acabam por ficar acumulados ou por ser encaminhados para aterro".

Segundo a autarquia, lâmpadas, pilhas e acumuladores portáteis, tinteiros e toners, pequenos electrodomésticos eléctricos e electrónicos, resíduos de papel, embalagens contaminadas e têxteis podem ser depositados no Ecocentro Móvel para serem depois valorizados e tratados.

O vereador do Ambiente, Luís Lopes, destaca o contributo do equipamento nas taxas de reciclagem do concelho e na redução da quantidade de resíduos que vão para aterro.

O equipamento percorrerá, durante pouco mais de um ano, todas as freguesias do concelho, sob o lema “Valorizamos. Tratamos. Perto de si!”.

O Ecocentro ficará 13 dias em cada localidade. Para já, ficará no parque de estacionamento do Mercado Municipal de Leiria até 9 de Agosto.

O investimento foi de quase 20 mil euros, satisfazendo uma proposta apresentada no âmbito do Orçamento Participativo de 2021.

Após o período de teste será realizada uma avaliação global ao projecto, para perceber se existe a necessidade de aumentar a oferta do serviço.

A recolha e encaminhamento dos resíduos fica a cargo da Valorlis.