Sociedade
Ecovia Fátima-Ortiga inaugurada amanhã
Investimento de quase 714 mil euros
A Câmara de Ourém inaugura amanhã, terça-feira, uma ecovia, com cerca de 2,5 quilómetros, que liga a sede da freguesia de Fátima ao Santuário de Nossa Senhora da Ortiga, num investimento de quase 714 mil euros.
Segundo informação do município do distrito de Santarém, trata-se de “um novo corredor pedonal e ciclável, ambientalmente sustentável para usufruto de oureenses e visitantes”.
“A empreitada irá também melhorar consideravelmente as condições de mobilidade e segurança de peões e ciclistas, assim como de automobilistas e motociclistas que circulam nesta via”, adianta a mesma informação.
A ecovia Fátima-Ortiga é um investimento de 713.889,78 euros e conta com comparticipação da American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation), no montante de 150.000 dólares (cerca de 127 mil euros).
À agência Lusa, o presidente da autarquia, Luís Albuquerque, explicou que a restante verba é do erário municipal.
“É uma obra que projectámos, lançámos o concurso, executámos e vamos inaugurar, o que não é fácil num mandato”, afirmou Luís Albuquerque, destacando a importância do investimento “essencialmente para os habitantes de Fátima, pois o Santuário da Ortiga diz muito às pessoas de Fátima”.
De acordo com o presidente da Câmara de Ourém, esta “é a primeira fase de um projeto que passa por ligar este santuário à Cova da Iria”. O autarca referiu que hoje à tarde, em reunião do executivo municipal, deverá ser aprovado o estudo prévio para a requalificação da Avenida Irmã Lúcia de Jesus (rotunda sul ao limite da zona urbana de Fátima).
“Ainda este ano poderá haver condições para lançar o respectivo concurso”, declarou Luís Albuquerque, referindo que este será um investimento na ordem dos dois milhões de euros para tornar esta via, onde não há passeios, moderna e garantir “segurança pedonal e rodoviária”.
O autarca referiu que “será uma reestruturação completa do que existe, como o que a Câmara de Ourém está a fazer na estrada de Leiria, que liga a rotunda norte até ao limite do concelho com Leiria.
A cerimónia de inauguração da ecovia Fátima-Ortiga tem início às 17:15 horas, junto à sede do Clube Vespinga, a partir de onde tem início uma caminhada, rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Ortiga.
No sítio na internet da Junta de Freguesia de Fátima lê-se que, “segundo a tradição, no Cabeço da Ortiga, apareceu Nossa Senhora a uma pastorinha muda”.
“A primeira capela do Santuário Nossa Senhora da Ortiga data de 1758”, esclarece a mesma fonte, explicando que “a romaria a este santuário remonta, pelo menos, ao século XVIII”.
Todos os anos, no primeiro domingo de julho e nos dois dias imediatamente seguintes, por determinação do Papa Pio VII, em 1801, é a festa do santuário.
Nestes dias, ainda hoje, “a população da freguesia, para além de cumprir algumas promessas e assistir às cerimónias religiosas, partilha uma refeição comunitária”, acrescenta a junta.