Viver

Editora de Leiria lança concerto histórico de Censurados em vinil

28 jun 2022 17:00

O concerto de 1999 na Queima das Fitas de Coimbra, pelos Censurados, é editado pela primeira vez em vinil, através da Rastilho

editora-de-leiria-lanca-concerto-historico-de-censurados-em-vinil

A edição é uma forma de exprimir profunda gratidão a todos os que acompanharam os Censurados numa longa estrada de quase 35 anos, lê-se num texto assinado por Samuel Palitos, Fred Valsassina, Orlando Cohen e pela família de João Ribas.

A fechar um ciclo de reedições iniciado em 2014, a editora Rastilho, de Leiria, em parceria com os Censurados, acaba de disponibilizar uma nova edição do concerto dado pela banda na Queima das Fitas de Coimbra, em 1999.

Ao Vivo em Coimbra 1999 é um disco histórico que permanece na memória de quem lá esteve. Relembrá-lo nesta edição é uma forma de celebrar o legado e importância dos Censurados no rock português dos anos 90”, escreve Pedro Vindeirinho, o editor, na nota de divulgação.

Esta edição só foi possível porque o Cajó (habitual técnico de som dos Censurados) encontrou os dat´s originais deste concerto. Ponto assente era remasterizar, mantendo os discursos lapidares do João Ribas entre as músicas. Por isso o digo: são os Censurados como nunca os ouvimos! Foi em 1999 mas, poderia ter sido em 2019: a qualidade sonora está impecável, as músicas – que sempre conhecemos – ganham uma força ainda maior”, acrescenta.

Ao Vivo em Coimbra 1999, remasterizado a partir das fitas originais, é editado pela primeira vez em vinil, numa edição limitada a 500 cópias em LP branco, com capa gatefold, no mercado desde 17 de Junho.

A capa e a contra-capa têm assinatura de Mackintóxico (Tó Trips), com adaptação gráfica por João Diogo Pereira.

A remasterização é de Carlos “Cajó” Vales.

O concerto está também disponível, desde Março, em CD digipack, e, pela primeira vez, em cassete (apenas 100 exemplares).

A lista de temas inclui "Censurados", "Côxa", "Animais", "Srs. Políticos", "T'andar De Mota", "Não", "Venenosa", "É Difícil", "Enquanto A Noite Cai", "Angústia", "Quero Ser Eu", "Amigo", "Já Sei" e "Confusão".

O ciclo de reedições de trabalhos dos Censurados iniciou-se em 2014 com os álbuns Censurados e Confusão.