Economia

EDP Distribuição investe 16 milhões de euros em acções de inspecção e de intervenção junto às linhas eléctricas

15 jun 2020 15:30

Empresa distribui eletricidade para 99,5% dos pontos de entrega nacionais, num total de 6,1 milhões de clientes

Com o intuito de proporcionar um fórum de discussão de medidas concretas e capazes de garantir a segurança das redes eléctricas, das populações e dos espaços florestais, a EDP Distribuição promoveu a II Conferência sobre a Gestão da Vegetação, no dia 4 de junho.

A EDP Distribuição é a empresa concessionária da rede de distribuição de energia eléctrica de Alta e Média Tensão em Portugal Continental, e das redes de Baixa Tensão dos 278 municípios portugueses. A empresa distribui eletricidade para 99,5% dos pontos de entrega nacionais, num total de 6,1 milhões de clientes. Conheça os processos que suportam esta actividade, aqui.

Em comunicado, a empresa anunciou que investirá, até ao final deste ano, cerca de 16 milhões de euros em acções de inspecção e de intervenção nas zonas de protecção e nas faixas de gestão de combustível junto às linhas de electricidade, para garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança das redes eléctricas.

Trata-se de um aumento de 26% face a 2019, justificado com o incremento do número de Planos Municipais de Defesa de Floresta Contra Incêndios aprovados e revistos, a par do aumento do custo da globalidade das tarefas relacionadas com a vegetação.

Enquanto operadora de uma rede aérea com 179 mil quilómetros de extensão, 28 mil dos quais instalados em espaços florestais, a EDP Distribuição está presente em todo o território continental.

As infra-estruturas que compõem as redes elétricas de serviço público são dotadas de utilidade pública e integram-se nas concessões atribuídas à EDP Distribuição.

Nos diferentes níveis de tensão, os regulamentos de segurança determinam que a empresa tem o dever de realizar a manutenção e garantir a conservação das linhas eléctricas, com base numa inspecção regular e metódica, adequada à monitorização do cumprimento das distâncias de segurança, no âmbito da zona de protecção.

Deste modo, sempre que se registam situações de incumprimento das distâncias de segurança das linhas eléctricas face à vegetação, há o dever de alertar, de modo a garantir uma atuação célere dos proprietários, autarquias, empresas de infra-estruturas, Protecção Civil e da própria EDP Distribuição, em caso de perigo iminente, para reposição das condições da segurança de pessoas e bens.

Para o efeito, a empresa desenvolveu uma funcionalidade na sua App e site (edpdistribuicao.pt), que permite, de forma muito intuitiva, que qualquer cidadão reporte uma situação de proximidade de vegetação às linhas elétricas.

Na legislação de defesa da floresta contra incêndios é entendido que o corte e desrame de árvores, bem como a limpeza e remoção da vegetação, permitem reduzir os efeitos da passagem de incêndios, protegendo de forma passiva a rede eléctrica, e isolar potenciais focos de ignição.

Neste sentido, no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a EDP Distribuição tem o dever de constituir faixas de gestão de 2 combustível junto às linhas eléctricas de alta e média tensão, em locais estratégicos previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, estando o proprietário obrigado a permitir o acesso à propriedade.