Sociedade

Efluentes pecuários escorrem para ribeira em Caldas da Rainha

26 mar 2022 19:05

GNR detectou descarga ilegal para a afluente do rio Tornada, que desagua na bacia hidrográfica de São Martinho do Porto.

A GNR, através do seu o Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, detectou uma descarga ilegal de efluentes pecuários que afectou a ribeira de Vila Nova, afluente do rio Tornada. A origem da descarga foi uma exploração agro-pecuária.

Num comunicado enviado esta tarde às redacções, a GNR explica que ocorrência foi registada no passado dia 23. Na sequência de uma denúncia, elementos do NPA detectam o transbordo de uma lagoa de depuração de efluentes, que estavam a escorrer directamente para a ribeira.

A linha de água em causa é afluente do Rio Tornada, "que consequentemente vai desaguar na bacia hidrográfica de São Martinho do Porto", refere o comunicado da GNR.

A mesmo nota informa que, "no decorrer das diligências policiais constatou-se que a descarga era proveniente de uma exploração agropecuária, de forma ilegal, ou seja, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração".

No seguimento da acção de fiscalização, foi elaborado um auto de contra-ordenação, "por descarga de efluentes pecuários directamente para a linha de água, sem autorização da entidade competente para o efeito". Trata-se de uma infracção "punível com uma coima no valor máximo de 144 mil euros".