Viver

Em 2023, S.A Marionetas fez 116 apresentações em oito países

26 dez 2023 15:15

Companhia de Alcobaça editou ainda quatros livros, fez duas exposições e venceu um prémio internacional

em-2023-sa-marionetas-fez-116-apresentacoes-em-oito-paises
Companhia S.A. Marionetas tem sede em Alcobaça
S.A. Marionetas

O ano de 2023 "foi de grandes viagens e aventuras!", partilha a S.A. Marionetas, companhia profissional de teatro de marionetas sediada na cidade de Alcobaça.

Num balanço sobre o ano que agora finda, a companhia salienta que viajou, de carro e de avião, em Portugal e além-fronteiras, por 76.236 quilómetros, para realizar 116 apresentações em 52 localidades de oito países. Além do nosso País, a S.A. Marionetas passou por Espanha, França, Itália, Hungria, Turquia, Sérvia e China.

Ao longo do ano, foi ainda responsável pela edição de quatros livros (três volumes da colecção Cadernos de Teatro de Marionetas S.A.Marionetas: Vol. I Inês de Castro, Vol. II D. Sancho I – O Azarado e Vol. III Teatro Dom Roberto pelas mãos do palheta José Manuel Valbom Gil e, o grande livro (360 páginas) biográfico da companhia, S.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o boneco. 

"No 30th International Festival of Children´s Theatres, em Subotica/Sérvia, recebemos o prémio Acting/Manipulation Skills", prossegue ainda.

"Os nossos marionetistas/construtores orientaram duas formações de construção e manipulação de marionetas", acrescenta.

"Apresentamos duas exposições no Armazém das Artes em Alcobaça: Os bonecos gigantes do espectáculo Lúmen e Avenida Q todas as marionetas do musical", recorda o grupo.

"A participação na Cabaltada de Reyes em Burgos/Espanha, com 60 mil pessoas a assistir, deu-nos alento logo no início do ano. E o convite para participar na Homenagem Miguel Pino, 100 anos do seu nascimento (criador da personagem Peneque em Espanha) foi motivo de grande honra!"

"A colaboração com a associação Picada Cultural na criação da marioneta lince ibérico Urania para a Proactivetur e ICNF, com acções de sensibilização junto das populações para fomentar o acolhimento do Lince Ibérico de volta ao seu território, é um projecto para continuar e muito especial para a companhia", frisa o grupo.

Apresentar o espectáculo Lúmen uma história de amor em Ovar no festival FIMO "foi mais uma vez uma experiência única!", lembra a companhia, recordando ainda que, em Maio, foi convidada pelos Coldplay para manipular marionetas da banda The Weirdos da Jim Henson Company, num estádio cheio de 50 mil pessoas por dia durante quatro dias. "Não temos palavras para descrever esta experiência que nos deixou com um orgulho gigante e sentido de reconhecimento pelo trabalho feito até hoje."

Entre as muitas participações em eventos nacionais e internacionais, o grupo salienta a organização, em Outubro, da 26.ª edição do festival Marionetas na cidade em Alcobaça, que contou "com uma adesão de público incrível".