Sociedade

Em Alcobaça, "Comer Bem é Ser Fixe"

18 jun 2021 17:22

Política de educação alimentar e nutricional é um dos fundamentos da candidatura de Alcobaça à Rede das Cidades Criativas da UNESCO

em-alcobaca-comer-bem-e-ser-fixe

A Câmara Municipal de Alcobaça entregou a cinco turmas do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico diplomas de participação no programa Comer Bem é Ser Fixe, iniciativa de promoção de hábitos de alimentação saudáveis.

A autarquia refere em comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA que a acção tem como fim "promover junto dos alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente um comportamento positivo relativo à alimentação, com um forte incentivo à adopção de bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável".

“Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Alcobaça coloca em plano de destaque, junto desta faixa etária, diversas questões da área do nutricionismo que estão na ordem do dia. A promoção de hábitos de alimentação saudáveis é feita com base em produtos endógenos do concelho, construindo as bases para uma maior consciencialização do enorme potencial gastronómico do nosso território. A nossa política de educação alimentar e nutricional é também um dos fundamentos da candidatura de Alcobaça à Rede das Cidades Criativas da UNESCO, na área da Gastronomia, que estamos a desenvolver”, explica a vereadora da Educação, Inês Silva.

Os temas são abordados:

- A origem dos alimentos;

- Conhecimento dos alimentos;

- As bases de uma alimentação saudável e sustentável - evitando o desperdício;

- A alimentação numa vertente cultural (conhecimento de produtos regionais);

- Criação de receitas saudáveis - as quais poderão integrar as ementas das refeições escolares. A entrega dos diplomas também serviu para a apresentação do e-book do programa que inclui receitas saudáveis concebidas pelos alunos.