Sociedade

Em Ansião, procuram-se voluntários para apoiar idosos

30 mar 2020 15:11

Município está a criar banco de voluntariado para apoiar a população sénior.

em-ansiao-procuram-se-voluntarios-para-apoiar-idosos

O Município de Ansião acaba de disponibilizar uma plataforma electrónica para a criação de um banco de voluntários, especialmente destinado ao apoio a idosos. O objectivo é encontrar quem se disponibilize para prestar auxílio aos mais velhos, não só àqueles que se encontram sozinhos e sem apoio familiar, mas também para ajudar nas instituições que acolhem idosos.

Em comunicado, a Câmara adianta que, com esta plataforma, se pretende “angariar recursos humanos disponíveis” para fazer face “a eventuais constrangimentos que venham a verificar-se, privilegiando-se os voluntários que possuam experiência na área social, nomeadamente na prestação de cuidados a terceiros.

Os interessados podem inscrever-se através do preenchimento de um formulário no portal da autarquia.

A par desta medida, o Município de Ansião tem já no terreno a iniciativa Nós Vamos Por Si, também direccionada aos idosos, que contempla a entrega ao domicílio de bens de primeira necessidade e de medicamentos.

Foi também disponibiliza uma linha de apoio psicológico e emocional para quem, “face às profundas alterações aos hábitos e estilos de vida impostas pela Covid-19, se sente mais fragilizado”.