Desporto
Em apenas um ano, voleibol conquistou já uma centena de atletas em Leiria
Chegou ao GRAP no final do ano passado como um projecto “teste” para assegurar formação às crianças e jovens leirienses. Hoje tem já equipas em competição, perspectivando-se um crescimento contínuo
Nunca se assumiu como uma tradição em Leiria, embora na história do concelho conste a existência de algumas equipas seniores de voleibol, há dezenas de anos. O mesmo não se pode dizer da formação, que “nunca foi uma realidade em Leiria”. Pelo menos até há cerca de um ano, quando o leiriense Pedro Santos, antigo voleibolista, foi desafiado por pais a iniciar um projecto que permitisse às crianças e jovens do concelho acederem à modalidade sem precisarem de se deslocar à Marinha Grande.
“Fui atleta durante 25 anos e sempre tive vontade que este retomar da modalidade em Leiria acontecesse. O término da minha carreira desportiva, aliado ao desafio dos pais, levou a que, há cerca de um ano, começássemos a reunir alguns atletas”, explica Pedro Santos, que contou com o apoio do GRAP - Grupo Recreativo Amigos da Paz, dos Pousos, e do município.
Com apenas três telefonemas, foi possível ter 15 atletas logo no primeiro treino. E apesar de não ter havido competição durante a primeira época, o clube encerrou a temporada com 40 atletas. Hoje são já cerca de 100 atletas, a partir dos 8 anos: 70 atletas nos escalões de minis (mistos), iniciados (feminino) e cadetes (feminino), que esta época já estarão em competição, e 30 num escalão sub-18 (misto), que não terá competição.
“Estes números são surpreendentes e demonstram que era uma necessidade em Leiria e que as nossas crianças e jovens tinham curiosidade em praticar”, afirma o treinador, reconhecendo ser “um alívio para muitos pais que tinham de levar os filhos aos treinos na Mari
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.